Fazenda em MT aumenta área produtiva com ajuda de pesquisa aplicada à sustentabilidade

A Fazenda Paiaguás, localizada próxima do município de Mato Grosso, usa o estudo do solo para aumentar sua produtividade. Com o objetivo de entender qual o melhor manejo e o potencial produtivo da atividade que desenvolve, ela destina 145 hectares de suas terras para pesquisa. O coordenador de produção da propriedade, Anderson Busanello, explica que […]

Fazenda em MT aumenta área produtiva com ajuda de pesquisa aplicada à sustentabilidade

A Fazenda Paiaguás, localizada próxima do município de Mato Grosso, usa o estudo do solo para aumentar sua produtividade. Com o objetivo de entender qual o melhor manejo e o potencial produtivo da atividade que desenvolve, ela destina 145 hectares de suas terras para pesquisa. O coordenador de produção da propriedade, Anderson Busanello, explica que é importante conhecer bem o solo. “A pesquisa hoje é como o coração da empresa. Daqui saem as cultivares e os materiais que vão definir qual espécies serão usadas e qual manejo adotado”, disse.

A área de pesquisa da Fazenda Paiaguás representa 145 ha destinados a ensaios com culturas como algodão, soja, milho, feijão, entre outras. Vem sendo desenvolvidos ensaios fitotécnicos que avaliam adaptabilidade e estabilidade de genótipos, estudos de refinamento do modelo de adubação nitrogenada, manejo de culturas de cobertura e diversos ensaios na área de fitossanidade, como os que envolvem testes com produtos biológicos.

Busanello ressalta que a análise do solo é importante porque revela os níveis de nutrientes macro e micronutrientes presentes na camada onde serão cultivadas as sementes. depois disso, são seguidas as recomendações. “No comparativo que fazemos, é demonstrado através de pesquisas quanto estaremos perdendo se nós tivéssemos um solo por exemplo 

Normalmente, a análise de solos indica os níveis de nutrientes presentes no solo. Assim, possibilita o desenvolvimento de um programa de calagem e adubação mais eficientes. Também proporciona, de forma regular, o monitoramento e a avaliação de mudanças dos nutrientes no solo, possibilitando, por consequência, aumentar a intensidade de cultivo de forma sustentável. Além disso, uma boa análise do solo tem relação direta com a economia, pois evita gastos exorbitantes, muitas vezes, desnecessários. Desta forma, o produtor garante boa produtividade do solo ao longo dos anos.

Confira a reportagem completa abaixo: