Aditivo nutricional auxilia na redução de emissão de metano

Segundo especialista, existem vários tipos de aditivos nutricionais para otimizar a função ruminal

Aditivo nutricional auxilia na redução de emissão de metano

O Fórum Metano na Pecuária, promovido pela JBS em parceria com a Silva Team está se aproximando. O evento vai acontecer nos dias 4 e 5 de maio, com os maiores especialistas do mundo debatendo metodologias e soluções para a redução da emissão de metano do gado bovino.
Sabemos que o caminho rumo rumo à neutralidade climática na pecuária passa pela nutrição animal. O Planta Campo desta quinta-feira, 28, entrevistou Marcelo Manella, diretor de nutrição animal da Silvateam.
Segundo o especialista, existem vários tipos de aditivos nutricionais. “Eles podem ser incluídos na ração para otimizar a função ruminal. Existem, inclusive, aditivos de extratos vegetais”, explicou.
Manella disse ainda que estes aditivos têm um efeito de modelação de microbiota ruminal, muito similar aos antimicrobianos. Além disso, o especialista citou benefícios e propriedades dos taninos como aditivos nutricionais.
Os principais efeitos dos taninos descritos são aumento da eficiência de síntese de proteína microbiana pela diminuição da digestão ruminal da proteína devido à formação de complexos com estes compostos, diminuição da reciclagem de N ruminal pela redução na população de protozoários no rúmen, além de efeito inibitório direto na população metanogênica reduzindo a produção de H2 e, consequentemente, na produção de metano, ainda que esse efeito não tenha sido efetivamente aproveitado na prática, pois é comum que a redução do metano seja acompanhada por uma redução na fermentação ruminal.
Assista o programa na íntegra: