A produção do cacau em sistemas agroflorestais

Manejo realizado em consórcio com árvores e outras espécies vegetais melhora a renda dos produtores, além de incentivar a preservação ambiental

No segundo episódio da série de reportagens Cacau: de Ponta a Ponta, que o Planeta Campo está exibindo nesta semana, mostramos que um dos pilares para o manejo eficiente e produtivo do cacau é a adoção de sistemas agroflorestais, que trazem aumento de renda para os produtores e também tem impactos positivos para o meio ambiente.

O que são sistemas agroflorestais?

A Produção De Cacau Em Sistemas Agroflorestais

Por definição, os sistemas agroflorestais (SAF) são formados pelo plantio de diferentes espécies vegetais na mesma área e ao mesmo tempo, através de consórcios. E esses sistemas tem alta capacidade para melhorar o meio ambiente.

A agricultura e a floresta tem que estar muito bem combinadas para que elas possam produzir o máximo juntas. Isso é um sistema agroflorestal, de uma forma bem prática”, sintetiza Fernando Mendes, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os SAFs podem otimizar o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos. Assim, o solo é conservado e o produtor tem uma diversificação de renda.

O cacau em sistemas agroflorestais

Fernando Mendes explica que o cacaueiro é uma planta de sol, mas que tolera muito bem a sombra. “Essa contabilidade estudada pelos cientistas é que [o cacau] tem que ter 70% de sol e 30% de sombra”. Por este motivo, o fruto é perfeito para ser trabalhado em sistemas agroflorestais, em meio às arvores e outras espécies vegetais.

E além dessa característica natural, o cultivo do cacau em sistemas agroflorestais também é importante para agregar renda aos produtores.

“Nós sabemos que o produtor, para ele conseguir se manter, ele tem que ter além do cacau outras culturas. E aqui na Vila Cacau, além do cacau nós temos a Pitaia, nós temos algumas frutíferas como o limão, que além de ser a própria alimentação dos trabalhadores da fazenda também tem um excedente que é envolvido no mercado local, e isso é importante”, explica Luiz Carlos Piacentini, engenheiro agrônomo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

O ciclo de produção do cacau

Cacau

O ciclo de produção da planta do cacau demora de quatro a cinco anos para gerar as primeiras flores, que depois serão fecundadas e desenvolverão os frutos.

A colheita desses frutos acontece, em média, duas vezes por ano, sendo que a época tradicional da safra vai do fim de outubro até abril do ano seguinte.

Um cacaueiro fornece frutos por cerca de 60 até 70 anos, quando então a produção cai.