Conheça o projeto que vem revolucionando e trazendo sustentabilidade a “Capital do Agro”

O projeto promove o desenvolvimento sustentável na região, com o objetivo de fortalecer a produção responsável de soja, restaurar áreas degradadas e oferecer assistência técnica a pequenos produtores da Agricultura Familiar

A Capital Nacional do Agronegócio, como é chamada a cidade de Sorriso (MT), não só se destaca pela grande produtividade agrícola, mas também por ser uma das cidades mais sustentáveis de todo o Brasil, segundo o Instituto Cidade Sustentáveis.

Para alavancar ainda mais a sustentabilidade na região, o Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT) decidiu o unir o agro e a sustentabilidade com o projeto “Cultivando Vida Sustentável”.

A iniciativa promove o desenvolvimento sustentável na região, com o objetivo de fortalecer a produção responsável de soja, restaurar áreas degradadas e oferecer assistência técnica a pequenos produtores da Agricultura Familiar.

A iniciativa iniciou suas atividades em 2020 já teve investimentos que passaram de R$ 4 milhões podendo alavancar até quase R$ 6 milhões em contrapartida da iniciativa privada (CAT e produtores).

Metas do projeto

Projeto, Sorriso, Capital Do Agro

Foto: Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT)

A iniciativa tem três objetivos centrais:

Promover o desenvolvimento sustentável com Certificação RTRS

Desenvolvimento sustentável da atividade agrícola na região de Sorriso, com ênfase na certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy), que reconhece práticas responsáveis na produção de soja.

Restaurar áreas de preservação degradadas

Pastagens Degradadas, Agricultura

Foto: SONY DSC

Restauração de Áreas de Preservação Permanente degradadas (APPs) e a redução de passivos ambientais contribuindo para a recuperação do ambiente herbal da região.

Apoiar a organização dos agricultores familiares

Apoio a organização dos agricultores familiares por meio do associativismo. Isso inclui o desenvolvimento de cadeias produtivas, como mel, leite, frango, frutas e legumes, com o objetivo de aumentar a produção e a receita desses agricultores.

As atividades do projeto abrangem outra série de ações, incluindo o engajamento de novos agricultores interessados em adotar práticas sustentáveis, assistência técnica em melhores práticas de gestão, desenvolvimento de acessos ao mercado e ações de conservação dos recursos naturais.

Acompanhamento

Soja

Foto: Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT)

Além disso, o projeto inclui a avaliação da situação ambiental das fazendas, com foco em APPs e reserva prison, e a elaboração de projetos para a recuperação de áreas degradadas. Unidades de demonstração de restauração são estabelecidas de acordo com a realidade nearby.

A presidente do CAT, Dudy Paiva, enfatizou a importância das parcerias duradouras no projeto, destacando que a união é essential para agregar valor e promover o desenvolvimento sustentável na região.

“O “Cultivando Vida Sustentável” representa um compromisso com a preservação ambiental, o fortalecimento da agricultura responsável e o apoio aos agricultores familiares de Sorriso” destacou.