Agrifutura apresenta soluções sustentáveis para o agronegócio

Evento gratuito promovido pela APTA reúne startups e institutos de pesquisa

Agrifutura apresenta soluções sustentáveis para o agronegócio

As soluções sustentáveis mais recentes e eficientes para o agronegócio serão apresentadas no Agrifutura 2022, evento gratuito promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que vai acontecer nos dias 12 e 13 de março na cidade de São Paulo.

As seis instituições de pesquisa que compõem a APTA (Instituto Agronômico – IAC, Instituto Biológico – IB, Instituto de Economia Agrícola – IEA, Instituto de Pesca – IP, Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e Instituto de Zootecnia – IZ)  vão apresentar ao público as iniciativas desenvolvidas pela Agência.  “O projeto do Agrifutura é justamente colocarmos as nossas ações em inovação, trabalhando com startups, novas tecnologias, novos modelos de negócio, novas soluções que nós criamos ou que nós ajudamos a criar, pra sociedade e para os empreendedores”, explicou Sérgio Tutuí, coordenador da APTA, em entrevista ao Planeta Campo.

A primeira edição do evento que promove soluções sustentáveis no setor aconteceu em 2018 e não pôde ser realizada nos anos seguintes devido à pandemia, então esta é a segunda edição do Agrifutura e a intenção é reunir tanto os mais novos quanto pessoas mais experientes. “A gente quer tanto a energia dos mais jovens quanto a experiência dos mais vividos e acho que essa sinergia é importante”, disse Sérgio.

O evento será dividido em duas etapas, a primeira delas é um debate com especialistas para discutir como o setor está posicionado com relação ao desenvolvimento tecnológico. “É um momento de discussão pra gente colocar quais são os desafios para o agronegócio no futuro. A gente tem falado muito sobre a necessidade de produzir alimentos para alimentar uma população cada vez mais crescente (…) e não basta só produzir alimento, a gente tem que produzir alimento de forma sustentável econômica, socialmente e ambientalmente e os desafios estão cada vez mais complexos”, analisou o coordenador da APTA.

Para a segunda etapa do evento estão sendo selecionadas 50 startups para apresentarem seus trabalhos. “Serão 10 rodadas com cinco startups, depois uma semifinal e uma final onde a gente vai possibilitar que as startups apresentem seus trabalhos para o setor produtivo, para empresas, investidores, cientistas e assim por diante”, explicou Sérgio Tutuí.

Para saber mais sobre o Agrifutura, seja para assistir ou participar do evento, acesse o site agrifuturaoficial.com.br.

Assista ao programa e a entrevista completa:

O Planeta Campo é uma plataforma de comunicação para desenvolver a sustentabilidade no agronegócio. Então, confira as nossas notícias para se manter sempre atualizado com as principais informações sobre o tema.