Embrapa leva para a Agrishow várias soluções voltadas a sustentabilidade

Começou hoje e segue até a próxima sexta-feira, dia 25, a Agrishow. O evento acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde toda a cadeia produtiva do agronegócio nacional esta reunida.  São diversas novidades para atender todas as demandas dos produtores rurais e dos 150 mil visitantes esperados para  o evento deste ano.  A […]

Embrapa leva para a Agrishow várias soluções voltadas a sustentabilidade

Começou hoje e segue até a próxima sexta-feira, dia 25, a Agrishow. O evento acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde toda a cadeia produtiva do agronegócio nacional esta reunida.  São diversas novidades para atender todas as demandas dos produtores rurais e dos 150 mil visitantes esperados para  o evento deste ano. 

A Equipe do Planeta Campo conversou com José Manuel Marconcini, chefe geral  da Embrapa Instrumentação para entender quais as novidades da Embrapa serão mostradas na feira. “O aparelho SpecFit, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a startup Fine Instrument Technology (FIT) para análise de produtos da agroindústria, fará análise de carne, ao vivo, na feira, utilizando a Ressonância Magnética Nuclear. Já na área de piscicultura, a Embrapa Instrumentação e a startup Acqua Nativa desenvolveram a Sonda Multiparâmetros Aqua Probe, capaz de aferir em tempo real e de forma remota – por meio de celular, tablet ou computador – as propriedades da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos”.  

Marconcini também comentou sobre o uso de um biofertilizante desenvolvido a partir do tratamento do esgoto doméstico pela Fossa Séptica Séptica Biodigestora. “O adubo orgânico pode substituir a aplicação do nitrogênio sintético em pequenas lavouras . Pode ser também uma excelente alternativa para produtores que não têm acesso a nenhum tipo de fertilizante químico”, completou. A instituição também apresenta novidades  na produção integrada de morango e um bioinsumo para lavouras com o objetivo de aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação das plantas ao estresse hídrico.

Companhias como a  UPL, uma das quatro maiores empresas  de soluções agrícolas do Brasil, também está presente na Agrishow com sua linha de biossoluções e de produtos para proteção vegetal para cana, café, pastagem, hortaliças, frutas, soja e milho. 

Vale lembrar que a Agrishow é a maior feira de agronegócios da América Latina e polo de disseminação de tecnologia para a produção rural. O evento será palco da celebração de 15 anos do programa Aplique Bem, iniciativa do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a UPL que treina gratuitamente os produtores rurais e funcionários das propriedades para o uso correto e seguro de defensivos. 

Assista o programa na íntegra: