AgroBrasil+Sustentável: governo lança plataforma para mostrar transparência e rastreabilidade da produção agrícola

Ao mostrar que a produção agrícola brasileira é sustentável, a ferramenta vai ajudar a abrir novos mercados para os produtos do agro brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, nesta sexta-feira, a Plataforma AgroBrasil+Sustentável, uma ferramenta digital governamental voluntária, universal e gratuita.

A plataforma vai disponibilizar informações organizadas, rastreáveis e confiáveis sobre a produção agrícola sustentável, sendo uma alternativa estratégica para que o produtor possa atender as exigências do mercado europeu e dos demais.

O AgroBrasil+Sustentável é uma resposta direta à Lei Antidesmatamento da UE, que entrará em vigor em 2024. A lei proíbe a importação de produtos agrícolas provenientes de áreas desmatadas ilegalmente.

Qual a função do AgroBrasil+Sustentável?

agro

Foto: Envato

Com a ferramenta haverá garantia de transparência e rastreabilidade da produção agrícola brasileira, segundo o governo. Ela reúne informações sobre a origem dos produtos, as práticas agrícolas utilizadas e os impactos ambientais.

A plataforma também vai contribuir para desfazer a imagem negativa do agronegócio brasileiro, que é frequentemente relacionado ao desmatamento. Ao mostrar que a produção agrícola brasileira é sustentável, a ferramenta vai ajudar a abrir novos mercados para os produtos brasileiros.

O lançamento da Plataforma AgroBrasil+Sustentável é uma importante iniciativa do governo brasileiro para garantir a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional e a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.