Âmbar inaugura usina de energia solar no interior de SP

Empreendimento tem potencial de 5.174 kWp, o que equivale à energia consumida por 2,8 mil residências

Mais um importante passo para a transição da matriz energética brasileira foi dado nesta quinta-feira (14). Isso porque a Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, inaugurou a primeira usina de energia solar da empresa.

O empreendimento fica no interior de São Paulo, na cidade de Saltinho, e é composto por quatro usinas que somam 9.408 placas fotovoltaicas com potência de 5.174 kWp (quilowatt pico). O volume equivale à energia consumida por 2,8 mil residências.

A Usina Fotovoltaica (UFV) Âmbar Saltinho evitará a emissão de 12,193 toneladas de CO2 na atmosfera. Isso representa o plantio de 4 mil novas árvores por mês.

“Energia certa, no lugar certo, renovável, limpa, para que nossos clientes tenham cada vez mais competitividade, menos custos e, claro, prestigiando o meio ambiente, cuidando do meio ambiente, que é um fator tão importante para todos”, afirma Marcelo Zanatta, presidente da Âmbar Energia

O projeto teve investimento inicial de R$ 23 milhões e faz parte de um plano robusto da companhia, que tem o objetivo de ser referência na geração de energia limpa e renovável. A previsão é que até 2025 o valor investido no empreendimento alcance os R$ 6,5 bilhões.

Energia solar para os colaboradores

Âmbar Inaugura Usina De Energia Solar No Interior De Sp

A instalação da UFV de Saltinho vai abastecer as residências de funcionários do Grupo J&F da região. A usina também vai levar energia limpa para clientes do grupo que já contam com microusinas, como é o caso ds lojas Swift, por exemplo.

“A gente começou esse projeto a partir de uma demanda de abastecer com energia renovável as lojas da Swift que começaram a ser abertas, principalmente no Estado de São Paulo. Então nosso projeto nasceu na verdade para alimentar inicialmente 80 lojas e esse projeto se expandiu, nós já estamos com 249 lojas que foram analisadas e o plano é chegar até 600 lojas sendo abastecidas por essa energia solar”, conta Rodrigo Senne, diretor de novos negócios da Âmbar Energia.

Senne também conta que já há 65 lojas da Swift com telhados cobertos por painéis solares e que a intenção é evoluir ainda mais. “A gente quer transformar a realidade energética dessas lojas através de uma produção de energia limpa, sustentável, de acordo com os valores dos princípios nossos estabelecidos no [compromisso] Net Zero 2040“.