Reflorestamento produtivo na Amazônia

Andréa Azevedo fala como o reflorestamento produtivo pode ser feito na Amazônia, com vários cultivos que não prejudicam o meio.

Na coluna desta semana, Andréa Azevedo fala no Planeta Campo sobre como o reflorestamento produtivo que pode ser feito na Amazônia, de forma que garanta o sustento dos produtores sem prejudicar ainda mais o bioma local.

Ela cita a produção de cacau, que é tema de uma série especial de reportagens do Planeta Campo, como uma das alternativas.

O que é o reflorestamento produtivo?

Cacau Ajuda No Reflorestamento Produtivo

Foto: Adriano Venturieri/Embrapa

Para a colunista, o cacau tem sido um destaque nesse processo de reflorestamento produtivo da Amazônia, usado em conjunto com os sistemas agroflorestais, que são em que são plantados outros produtos, como mandioca, arroz, para manter o solo rico.

“Você coloca outras culturas que são mais vantajosas comercialmente, e a partir do terceiro ano o cacau começa a ser a principal fonte de renda, usando mudas híbridas”, explica.

Andrea Azevedo
Andrea Azevedo é bióloga, com mestrado em economia ambiental e doutorado na área de políticas públicas e gestão ambiental pela Universidade de Brasília (UNB). Trabalha há 15 anos com a temática do desenvolvimento sustentável na Amazônia, além de morar na região desde a infância. Atualmente, Andrea também exerce a função de diretora do Fundo JBS pela Amazônia.