Banrisul, CCGL e Embrapa Trigo anunciam medidas para qualificar setor agrícola

A Operação 365 permite melhorar a qualidade do solo com investimentos e suporte técnico.

Banrisul, CCGL e Embrapa Trigo anunciam medidas para qualificar setor agrícola

O Banrisul, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) e a Embrapa Trigo lançaram nesta segunda-feira (8) inciativas para melhorar a qualidade do solo e ampliar a competitividade no campo.

A Operação 365 permite melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul, com investimentos e suporte técnico que garantam a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. O objetivo é elevar a produtividade das lavouras, mitigar riscos climáticos e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais.

Para isso, estão sendo qualificados assistentes técnicos que assistem os produtores rurais, para que sejam certificadores de talhões agrícolas de excelência quanto ao uso de boas práticas de manejo. Os talhões certificados pelo programa recebem um selo, conforme o nível de excelência em manejo do solo e das culturas.

Uma vez certificado, o produtor estará apto a receber incentivos, via financiamentos do Banrisul, para que permaneça implementando as melhores práticas de produção agropecuária.

Já a plataforma SmartCoop foi lançada para com o objetivo de trazer mais competitividade aos 173 mil produtores associados e demais colaboradores das cooperativas vinculadas à FecoAgro/RS. A plataforma é organizada em três módulos: propriedade digital, comercialização e central digital de compras.

Os dois primeiros módulos oferecem ao associado a mais completa ferramenta de gestão e monitoramento da propriedade, dispondo de imagens de satélite, previsão do tempo, locação de máquinas agrícolas, gestão do rebanho animal, consulta de cotações e saldos, venda de grãos e operações barter.

A central digital de compras possibilita às cooperativas comprarem produtos em conjunto, viabilizando preços mais favoráveis junto aos fornecedores e repassando parte desse ganho aos associados no momento da venda de insumos, contribuindo para o aumento da eficiência e lucratividade da operação agrícola.