CAR: Estado de São Paulo está próximo de atingir meta

O governo de São Paulo já processou 100% dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 67% deles já foram analisados

O governo de São Paulo já processou 100% dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do estado e analisou 67% deles. A meta estadual é concluir as verificações até o fim do mês. A informação foi confirmada ao Planeta Campo pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro

O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Cadastro Ambiental Rural em processo de conclusão

Cadastro Ambiental Rural

Foto: Divulgação IAPAR

Segundo Matturro, 32% dos cadastros são de modificações que aconteceram nos últimos anos.

“Muitos produtores fizeram o CAR lá atrás, mas nesses anos houve venda de propriedades, divisões, alguém morreu e transferiu para herdeiros. Esses CAR estão sendo refeitos”, explica.

Totalmente virtual

agrorrastreabilidade

Francisco Matturro disse que o processo de envio do formulário e o aceite da regularização do Cadastro Ambiental Rural pode ser feito pelo celular ou computador, e já sai com o certificado na mão.

“Nenhum agente financeiro renova ou abre crédito de custeio ou investimento sem a regularização”, lembra.

O que é o CAR?

O CAR é o primeiro passo para regularização da terra. Traz informações sobre o proprietário, o terreno, e detalhes sobre processos de preservação ambiental.

“Isso permite ao produtor rural não só produzir alimentos, fibras e energia, mas também preservar o meio ambiente por meio do cumprimento do Código Florestal Brasileiro“, afirma Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial.