Calor deve seguir castigando áreas agrícolas durante toda essa semana

Segundo levantamento feito pela Ignitia Inteligência Climática, o clima quente deve afetar todas as regiões brasileiras ao longo dos próximos dias, com o calor previsto para o Centro-Oeste demandando cuidados

Uma intensa massa de ar quente está incidindo sobre parte de nossos vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai, e, como reflexo, os impactos têm sido observados também no Brasil.

“A previsão é que as temperaturas elevadas dos últimos dias continuem, ou seja, o cenário deve ser mantido ao longo de toda essa semana”, explica o diretor da ignitia Inteligência Climática, João Rodrigo de Castro.

Segundo levantamento feito pela Ignitia Inteligência Climática, o clima quente deve afetar todas as regiões brasileiras ao longo dos próximos dias, com o calor previsto para o Centro-Oeste demandando cuidados.

“Especialmente no Mato Grosso do Sul, a temperatura deve ficar acima dos 39 °C nos próximos dias. A situação pode gerar inclusive estresse térmico nas lavouras”, alerta Castro.

Na região de Rio Verde (GO) as temperaturas tendem a ser mais amenas, e, devido à presença constante de nebulosidade, as máximas ao longo da semana ficarão na faixa dos 29 °C. Temperaturas elevadas podem ser observadas no Mato Grosso, com máximas por volta dos 36 °C. Na região de Sorriso as máximas ficam na casa dos 33 °C.

No Sul do Brasil, uma nova onda de calor deve atingir toda a região, com a temperatura máxima no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná chegando aos 38 °C. A intensidade do clima quente deve provocar estresse térmico em lavouras. Em Palotina, localizada na região Oeste do Paraná, a semana terá picos de 36 °C no domingo.

O calor forte também vai castigar o Sudeste, com registros de temperatura ultrapassando os 36 °C no Oeste de São Paulo.

“No Triângulo Mineiro os efeitos do clima quente serão sentidos com intensidade a partir da sexta-feira”, explica o diretor da ignitia Inteligência Climática.

No Nordeste, o clima também segue quente. No Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no centro-norte Bahia, a temperatura máxima deve se situar entre 35 °C e 36 °C.

Enquanto isso, Ceará, Piauí, Maranhão, e sul da Bahia devem ter climas mais amenos, por volta dos 30 °C.

E as chuvas?

chuva

Foto: Envato

Essa semana deve ser de tempo seco em boa parte do Sul e do Nordeste. As chuvas devem ficar concentradas na faixa central do Brasil, no geral com volumes baixos.

Contudo, são esperadas pancadas de chuva, principalmente no final da semana em áreas do Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá. As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.

“A área com maiores volumes de precipitação acumulada para os próximos cinco dias é a faixa que corta Minas Gerais até a região central do Mato Grosso, passando por Goiás”, finaliza Castro.

Destaques para a chuva acumulada nos próximos cinco dias:

Rio Verde (GO) 27mm

Sinop (MT) 30mm

Palotina (PR) 10mm

Unaí (MG) 72mm

Formoso (MG) 150mm

Uruçuí (PI) 58mm