Emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio verde em dólar anima produtores

Entenda como o Certificado de Recebíveis do Agronegócio verde em dólar pode abrir mais portas para agricultores brasileiros

Após a primeira emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) verde em dólar, na Bolsa de Valores de Viena, na Áustria, os produtores brasileiro se animaram com a possibilidade de capitalizar ainda mais o negócio e permitir novas formas de financiamento para o campo brasileiro.

Três empresas de varejo britânicas investiram US$ 11 milhões (algo em torno de R$ 55 milhões).

O Planeta Campo conversou com Renato de Souza Barros Frascino, sócio e head de agronegócio da Opea Securitizadora.

O que é o Certificado de Recebíveis do Agronegócio?

Certificado de Recebíveis do Agronegócio

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um título de crédito em renda fixa originado de negócios entre produtores rurais (ou cooperativas) e terceiros.

As operações abrangem financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.

O negócio é intermediado por uma securitizadora, que emite o Certificado de Recebíveis do Agronegócio e paga à empresa o valor, permitindo que o agricultor possa ter acesso ao financiamento.

A operação em Viena

Oito produtores de soja do Centro-Oeste brasileiro conseguiram a emissão desse Certificado de Recebíveis do Agronegócio verde.

Frascino considera que a primeira emissão verde é uma porta de acesso para que outros produtores que tenham cultivos sustentáveis e adotem boas práticas possam ter a oportunidade de conquistar o investimento internacional.

Para isso, foi necessário cumprir critérios agrícolas da Climate Bonds Initiative (CBI), uma instituição sem fins lucrativos referência na rotulagem dessas transações.

“A principal vantagem para o produtor é conseguir uma forma de financiamento mais eficaz, com a possibilidade de conseguir mais dinheiro, valorizando aquilo que ele fez para tornar a produção mais sustentável”, afirma Frascino.

Como fazer para conseguir um Certificado de Recebíveis do Agronegócio verde?

Para ter acesso ao dinheiro, o produtor precisam atender critérios, como responsabilidade com o desmatamento zero da vegetação nativa, prevenção de impactos climáticos negativos e perda de habitat dos animais, e não usar produtos químicos que até são permitidos no Brasil, mas proibidos na Europa.

Outra regra importante é que o produtor não pode exceder o limite de extração legal, mesmo que autorizado pelas autoridades, durante a vigência do Certificado de Recebíveis do Agronegócio.

Programa em reais também existe

O Programa RCF Cerrado 1 também foi uma forma de conseguir um Certificado de Recebíveis do Agronegócio verde em reais.

O projeto envolve 36 imóveis da região, que devem produzir 75 mil toneladas de soja por ano em um período de quatro anos, e conservando mais de 11 mil hectares de vegetação nativa e outros 4 mil hectares além das reservas legais.

“No caso do CRA em dólar, é necessário ter 5% de preservação da reserva legal, por exemplo. Mas são opções em que o produtor consegue ter acesso ao dinheiro de uma forma mais rápida”, complementa.