Conheça o maior benchmarking de produtividade da pecuária de leite do país

O benchmarking permite que os produtores rurais comparem seu desempenho com o de outras fazendas, identifiquem áreas de oportunidade e tomem medidas para melhorar seus resultados

O RÚMIScore é o maior benchmarking independente de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil. A iniciativa, desenvolvida pela Ideagri, uma empresa de tecnologia para o agronegócio, é baseada em 13 indicadores de desempenho das áreas de reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade.

Em 2023, o RÚMIScore conta com a participação de mais de 1.100 fazendas em todo o Brasil. As fazendas que utilizam o software de gestão Ideagri participam automaticamente do benchmarking.

Como calcular o benchmarking?

produtor, benchmarking

Foto: Envato

O cálculo do RÚMIScore é feito a partir de uma fórmula que leva em consideração a performance da fazenda em cada um dos indicadores. A nota do RÚMIScore varia de 0 a 100, sendo que quanto maior a nota, melhor o desempenho da fazenda.

Além do ranking em função da nota do RÚMIScore, a fazenda pode identificar as principais áreas de oportunidade em seu negócio. Para isso, o benchmarking disponibiliza um relatório individual com o desempenho comparativo da fazenda nos treze principais indicadores de desempenho.

O RÚMIScore é uma ferramenta importante para a melhoria da produtividade e da sustentabilidade da pecuária de leite. O benchmarking permite que os produtores rurais comparem seu desempenho com o de outras fazendas, identifiquem áreas de oportunidade e tomem medidas para melhorar seus resultados.

Principais novidades do RÚMIScore 2023

Uma das grandes novidades do RÚMIScore 2023 foi a adição de um novo indicador de avaliação de desempenho, sendo a estimativa da emissão de metano (g CH₄/L leite).

A agenda de sustentabilidade, especialmente da redução da emissão de gases de efeito estufa, vem se tornando cada vez mais relevante, tanto do lado dos consumidores, mas também do dia a dia dos pecuaristas e agricultores e por isso, um indicador de sustentabilidade dentro do projeto é tão importante nesse momento.