Empresa brasileira usa tecnologia inédita para tratamento e redução do consumo de água

Uma das maiores produtoras de alimentos do Brasil e do mundo, está com uma tecnologia inédita voltada à sustentabilidade ambiental de ultra filtragem em água

Empresa brasileira usa tecnologia inédita para tratamento e redução do consumo de água

Uma das maiores produtoras de alimentos do Brasil e do mundo, a Seara, está com uma tecnologia inédita voltada à sustentabilidade ambiental. Dentre as muitas frentes de trabalho que a empresa desenvolveu, uma delas que tange a um importante compromisso de redução do consumo de água até 2030 em suas operações.

O Coordenador Corporativo de Meio Ambiente da companhia, Tiago Petrini, conversou com o Planeta Campo nesta segunda-feira, 25, sobre o assunto. De acordo com o especialista, trata-se de economizar 15% de toda a água consumida nos seus processos produtivos.

Exemplo de água potável natural.

“Diante deste desafio, estamos trabalhando em várias frentes para alcançarmos este objetivo e uma das ações foi a implantação de um moderno sistema de tratamento por membranas. Este sistema é denominado ultra filtração, seguido de osmose reversa, um conjunto de equipamentos de alta tecnologia, capaz de remover todos os compostos e sais presentes na água, é o mesmo sistema que retira sal do mar”, explico.

Os equipamentos foram instalados em 3 unidades na Seara e possibilitaram reutilizar parte da água já utilizada previamente, tornando a água novamente potável. Desta forma, o recurso tem mais de uma utilização.

Petrini ainda comentou que, ao todo, estão sendo recuperados 2.800.000 litros de água por dia, somente com esses 3 sistemas. “Isso representa o mesmo que abastecer 21.500 pessoas por dia”, finalizou.

Vale reforçar que a tecnologia é inédita no país e a empresa é pioneira no ramo do agronegócio brasileiro na instalação destes equipamentos.

Assista o programa na íntegra: