Nordeste tem maior compreensão sobre agenda ESG, aponta estudo

O levantamento, que ouviu 1.500 PMEs (pequenas e médias empresas) em todo o país, mostra que 38,8% dos empresários do Nordeste têm um bom entendimento sobre o tema, seguido por 34,7% dos empresários do Sudeste

Um estudo realizado pela Serasa Experian aponta que o Nordeste é a região do Brasil com maior compreensão sobre a agenda ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança corporativa).

Nordeste líder ESG

Esg, Nordeste

Foto: Envato

O levantamento, que ouviu 1.500 PMEs (pequenas e médias empresas) em todo o país, mostra que 38,8% dos empresários nordestinos têm um bom entendimento sobre o tema, seguido por 34,7% dos empresários do Sudeste.

O estudo também mostrou que as PMEs do Nordeste estão mais engajadas em práticas ESG do que as empresas de outras regiões.

Na região, 74% das empresas afirmam que priorizam a redução ou eliminação de vários tipos de poluição, contra 65% no Brasil. Além disso, 58% das empresas nordestinas usam energia renovável, contra 41% no país.

Cerca de 66% das empresas do Nordeste investem em criar mecanismos de integridade próprios, consolidados em seus códigos de ética; 45,35% têm canais de denúncias internos e 44,5% têm pessoas ou fornecedores responsáveis pela investigação das denúncias recebidas.

Apesar do maior engajamento, o estudo mostrou que as PMEs ainda têm um desconhecimento sobre o significado da sigla ESG. Apenas 33,3% dos empresários sabem o que a sigla significa.

A pesquisa aponta, também, que as PMEs adotam práticas ESG em todas as três frentes, mas as de governança são as mais comuns.