FAO: “legumes e jovens vão transformar sistema alimentar mundial”

Variedade de cultivos e inovação são chaves para a sustentabilidade

FAO: “legumes e jovens vão transformar sistema alimentar mundial”

O cultivo de legumes, combinado com o poder dos jovens, pode ajudar a alcançar uma transformação nos sistemas agroalimentares globais, disse o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em evento virtual realizado no dia 10 de fevereiro para marcar o World Pulses Day.

“Nossos sistemas agroalimentares precisam de uma mudança de paradigma”, disse QU Dongyu, acrescentando que “o foco nas legumes pode nos ajudar a alcançar essa transformação e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O “Dia Mundial das Legumes” visa aumentar a conscientização sobre o papel de legumes e da variedade de grãos no enfrentamento dos desafios da segurança alimentar e sua contribuição para alcançar uma dieta saudável e equilibrada.

O tema da celebração deste ano é “legumes para capacitar os jovens na obtenção de sistemas agroalimentares sustentáveis”.

Atualmente, existem 1,8 bilhão de jovens no mundo entre 10 e 24 anos que têm criatividade e energia para renovar perspectivas e oportunidades e, como afirmou Qu, é um potencial que devemos explorar.

“Os legumes contribuem para criar oportunidades de subsistência e equidade, que são essenciais para sistemas agroalimentares sustentáveis. A FAO apoia fortemente os jovens para se tornarem agentes de mudanças positivas”, disse Qu.

Os jovens podem agregar valor à promoção de legumes ao lançar luz sobre novas oportunidades de negócios ao longo da cadeia de valor, inclusive promovendo inovações para transformar os sistemas agroalimentares e impulsionar a produção sustentável baseada em legumes.

Os jovens são os melhores guardiões da inovação para produção de legumes e sua receptividade à inovação pode desencadear mudanças reais.

O evento começou com discursos de Ngozi Okonjo-Iweala, Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Naoko Yamamoto, Diretor-Geral Adjunto para a População Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nevzat Birişik, Diretor-Geral de Pesquisa e Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Silvicultura da República da Turquia e Cindy Brown, Presidente da Global Pulse Confederation (GPC).

O poder dos legumes

Legumes contribuem para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e são um dos principais facilitadores de dietas saudáveis. Eles são essenciais para diversificar os sistemas de produção agrícola e particularmente importantes para a sustentabilidade devido à sua capacidade de capturar nitrogênio atmosférico e melhorar a rotatividade de fósforo, melhorando os ciclos de nutrientes do solo.

Os legumes também são uma fonte acessível de proteína para uma grande proporção das populações rurais do mundo que podem ter acesso limitado a dietas diversificadas.

Esses produtos também são ricos em nutrientes, fornecendo quantidades substanciais de vitaminas e minerais que são importantes para uma boa saúde, contribuindo para uma melhor nutrição. A Assembleia Geral das Nações Unidas designou 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Leguminosas após o sucesso do Ano Internacional das Leguminosas em 2016, que foi implementado pela FAO. Desde então, a iniciativa foi apoiada por muitos países-membros.