GTPS pretende criar guia de mensuração de gases para fazendas

A organização também pretende disponibilizar um guia de fácil acesso sobre baixas emissões na pecuária.

GTPS pretende criar guia de mensuração de gases para fazendas

Criado em 2007, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, o GTPS, é uma entidade sem fins lucrativos, formada pela reunião de representantes dos seis elos da cadeia produtiva da pecuária. A partir da construção de uma agenda positiva, a organização assumiu o compromisso de melhorar, cada vez mais, o setor, levando em consideração o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental.

Para este ano, foram criados quatro grupos de trabalho, que passam pelos temas do clima e da rastreabilidade. O foco é a mensuração de gases de efeito estufa no escopo 3. Mas o que significa o escopo 3?

Segundo Luiza Bruscato, integrante do GTPS Mesa Brasil Sustentável, o escopo 3 é a mensuração e estimativa também das emissões na fazenda, de quem os donos de empresas compram a carne. “Queremos estimar os gases de efeito estufa na cadeia toda, de forma a somar essa conta numa única mensuração, no mesmo tipo de medida ferramenta. Existem várias formas de se mensurar os gases de efeito estufa. A maioria delas baseada em ferramentas internacionais como GHG protocolo e outras”, explicou Bruscato.

Ainda segundo Bruscato, o GTPS pretende criar uma página dentro do próprio site da instituição com conteúdo que explique passo a passo, como o produtor pode mensurar as emissões da sua propriedade.

Além disso, a organização quer disponibilizar um guia de fácil acesso sobre baixas emissões na pecuária.”A gente sabe que já tem uma série de documentos relevantes e importantes nesse tema. Queremos fazer um documento simplificado, de fácil acesso, como primeiro passo para o produtor e para todos os elos da cadeia saberem como a gente pode dar esse start mais rápido”, explicou.

Para a integrante do GTPS, aliar a produção à sustentabilidade é um caminho sem volta. “Sem dúvida, a gente vê que há bastante tempo a sustentabilidade é um fator relevante. Agora, ainda mais. A pecuária faz parte da solução. O GTPS cresceu muito nos últimos meses. Estamos com 62 Associados participando desse debate, construindo ativamente as soluções”, finalizou.

Assista a matéria na íntegra: