Dia da Árvore: importância que vai muito além do meio ambiente

A produção florestal no Brasil vem crescendo em valor e em diversificação de áreas e atividades que integram a floresta.

Em comemoração ao Dia da Árvore, o Planeta Campo realizou uma entrevista especial sobre o tema. Criado em 1965 para conscientizar a população sobre a importância das árvores no planeta, aproveitamos este dia para trazer um panorama que vai além do meio ambiente: o desenvolvimento econômico da atividade.

No Brasil, a produção florestal vem em uma crescente, tanto em valor como na ampliação de produtos que vão desde madeiras cultivadas à  extração de madeiras e alimentos nativos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Florestas, José Mauro Magalhães Moreira, as florestas tem um papel fundamental no clima e na conservação da vida no planeta.

“As florestas abrigam uma biodiversidade enorme, elas tem contribuição na conservação da água e do solo, na ciclagem do ar e ainda ofertam produtos e serviços ecossistêmicos fundamentais para manutenção não só da vida como da produção agrícola, pecuária, industrial e o bem-estar”, explicou.

O pesquisador ainda complementou o pensamento. “Todo mundo gosta de passear em um rio limpo, em uma floresta preservada e também de utilizar os produtos derivados como papel, a madeira, os produtos da biodiversidade e observar a beleza cênica que a floresta proporciona”, explanou.

Ampliando o  valor da produção

Árvore

Quando se pensa em plantar floresta, o primeiro passo é conhecer o mercado da região. Segundo o pesquisador, às vezes é um pouco difícil para o produtor descobrir, mas existem instituições como as que prestam assistência técnica e extensão rural, que podem ajudar na busca dessas informações.

“Então o produtor precisa saber qual produto de floresta ele vai produzir, que tipo de madeira,  se a espécie que ele vai explorar é bem aceita pelo mercado da região,  a distância do mercado consumidor de onde ele está produzindo”, afirmou.

Outro ponto importante é a logística. “O produtor estando bem localizado e  por dentro do mercado é um primeiro ponto para que ele possa manter o valor potencial que a floresta dele possa alcançar. Antes de pensar em mercado de valor, ele tem que pensar em entrar bem no mercado florestal e com isso evitar uma série de dissabores , com por exemplo não encontrar consumidores próximos”, explicou.

Moreira ainda frisou que estar atento à distância do mercado consumidor  é muito importante, uma vez que 40% do valor da atividade corresponde à logística.

Rentabilidade

Existem florestas plantadas rentáveis de todos os tamanhos.

“Já vi floresta rentável de 1 hectare, que consumia a própria madeira. Tudo depende do mercado onde o produtor estará inserido”, frisou.

Mas além do mercado direto e da compensação da emissão de carbono, um outro benefício que as florestas proporcionam é a redução de riscos climáticos, por exemplo. Em locais onde existem árvores, desde que de forma planejada, a influência de geadas, frio, sol, vento é menor.

“Há ainda a questão de outros mercados como o setor leiteiro, por exemplo. Existem produtores que ao adotarem o sistema silvipastoril tiveram aumento da proteína do leite, o que também elevou o preço do produto.  Neste caso continua sendo importante para o produtor que ele tenha seu mercado selecionado na região onde está inserido. Daí, a importância do planejamento mais uma vez”, finalizou.