Irrigação por gotejamento pode trazer aumento de produção de hortifrúti em até 150%

Esse método, cada vez mais adotado, vem transformando a maneira como os agricultores gerenciam os recursos hídricos e nutricionais para suas plantações

A aplicação da irrigação por gotejamento tem melhorado a produção de hortifrúti, trazendo eficiência, qualidade e um expressivo aumento de produtividade.

Esse método, cada vez mais adotado, vem transformando a maneira como os agricultores gerenciam os recursos hídricos e nutricionais para suas plantações.

Maxwell Soares, especialista agronômico da Netafim, enfatiza que o principal objetivo da irrigação por gotejamento é promover uma produção mais eficiente, obtendo mais rendimento com menos recursos.

Sistemas de irrigação

Foto: Envato

A tecnologia oferece uma eficiência acima de 90% na aplicação de água, fertilizantes e produtos biológicos, possibilitando ao produtor maior controle e garantindo que os nutrientes sejam fornecidos exatamente na quantidade e no momento necessário para o desenvolvimento das plantas.

Em exemplos práticos, Maxwell menciona o caso de um produtor na região de Irecê, Bahia, conhecida pela produção de cebola.

Antes, o agricultor atingia cerca de 40 toneladas por hectare utilizando pivô central. Após a implementação do sistema de gotejamento, a produção saltou para mais de 100 toneladas por hectare, além de garantir uma uniformidade e qualidade superiores na produção.

O especialista destaca a flexibilidade que a irrigação oferece aos produtores, permitindo que eles controlem o fornecimento de água, nutrientes e outros insumos em momentos específicos e estratégicos do ciclo das culturas, como a uva, que requer cuidados específicos em fases cruciais como o enchimento de baga e a maturação.