Mata Atlântica abriga mais da metade dos animais ameaçados de extinção no Brasil

Confira o segundo episódio da série de reportagens sobre o bioma, com informações sobre a biodiversidade preservada no Parque das Neblinas

Mata Atlântica abriga mais da metade dos animais ameaçados de extinção no Brasil

No segundo episódio da série de reportagens sobre a Mata Atlântica, exibido nesta terça-feira (31) no programa Planeta Campo, mostramos a enorme e variada gama de animais que podem ser encontrados no bioma.

A Mata Atlântica reúne, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. E muitos dos animais encontrados na região não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A Mata Atlântica abriga 383 dos 633 animais ameaçados de extinção do território brasileiro. Na reserva ambiental de aproximadamente 7 mil hectares do Parque das Neblinas, mantido pela Suzano, os animais encontram na floresta e nos recursos hídricos preservados o local perfeito para viver e se reproduzir.

“Aqui nós temos uma biodiversidade muito rica (…). Aqui nós já vimos onças, pacas, araras, onça, catetos, as pessoas não tem muito contato direto com esses animais porque eles têm suas complexidades, seu comportamento, mas a gente vê muito vestígio. Então as pessoas vêm para cá e sempre vêem pegadinha dos bichos ao longo das trilhas”, conta Michele Martins, analista de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, que gerencia o Parque das Neblinas.

Confira a reportagem completa com outras informações, incluindo os diversos animais que podem ser encontrados no Parque das Neblinas: