Crise no setor leiteiro é destaque na estreia do quadro Agroconsciente, com José Luiz Tejon

A partir de agora, toda segunda-feira, você confere no Planeta Campo reflexões e análises sobre os mais variados temas relacionados ao agro e à sustentabilidade

O Planeta Campo estreou hoje um novo quadro com José Luiz Tejon. O Agroconsciente vai trazer toda segunda-feira uma análise e reflexão sobre os temas mais variados que envolvem o agro brasileiro e a sustentabilidade no campo.

Na estreia, José Luiz Tejon destacou os atuais desafios dos produtores brasileiros de leite. “Este setor está vivendo um grande drama e é um setor que exige muito da consciência, um agroconsciente. De um agroconsciente falamos dos aspectos agroambientais, agroeconômicos, porque tem que dar resultado para que haja uma sustentabilidade econômico-financeira de tudo. E ao mesmo tempo precisamos pensar no agrossocial”, disse ele.

Segundo Tejon, o Brasil conta com mais de 1,1 milhão de propriedades que produzem leite e a bebida está presente em 99% dos municípios brasileiros. Em seu comentário, falou sobre a distância que existe entre os grandes e o pequenos produtores no país, onde um alcança médias fantásticas de produção e outro sofre com a baixa eficiência. “Quando olhamos para a base da pirâmide que tira ali uma produtividade muito pequena por dia, temos que olhar para isso também com uma consciência social”.

Ele também reforçou a responsabilidade que as grandes empresas do setor leiteiro devem ter diante do cenário atual do segmento. “Eu vejo uma necessidade de que o setor da agroindústria, o setor dos laticínios e das grandes indústrias consumidoras de leite participem de uma maneira mais intensa e com maior consciência e responsabilidade social”.

José Luiz Tejon
Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Jornalista, Publicitário. Especializações em Harvard, Pace University e MIT – USA e Insead – França. Coordenador Acadêmico do Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School em Nantes/França, Coordenador do Agribusiness Center da FECAP em São Paulo/Brasil, professor convidado da FGV in Company, FIA/USP e INSPER. Diversas vezes premiado com Top de Marketing da ADVB e como profissional do ano. Em 2016 passou a ser integrante do Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Internacional Troféu Great Key Speaker pela Olmix na França. Nos anos seguintes Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no Agrojornalismo Brasileiro. Prêmio LIDE na categoria Comunicação. Eleito diversas vezes pela Revista Isto é Dinheiro Rural como uma das 100 personalidades mais influentes do Agribusiness. Em 2021 foi condecorado com a Comenda Ministro Alysson Paolinelli e em 2023 foi homenageado com o Prêmio ABAG Personalidade do Agronegócio 2023 “Ney Bittencourt de Araújo”.