ABCZ renova parcerias do Programa Integra Zebu

Iniciativa voltada à recuperação de áreas degradadas tem foco nos pequenos produtos e visa reduzir custos e melhorar a produtividade

Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Emater e outras entidades públicas e privadas, o Integra Zebu tem objetivo de incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o país, por meio dos sistemas de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

O programa está presente em quatro estados do país, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Agora a ABCZ planeja a ampliação para outros estados e regiões. “A gente vai revisitar as fazendas que fizeram parte do ciclo passado e faremos o melhoramento do rebanho. Nas novas propriedades vamos fazer a recuperação da pastagem e no próximo ciclo o melhoramento do rebanho”, explica  Giovanna Bianchi, analista comercial internacional da associação.

A iniciativa transformou a realidade de vários produtores. Foi o caso da dona Nasly Prata, no município de Água Comprida (MG). Antes os pastos da propriedade dela estavam degradados, com a presença de pragas e plantas daninhas, que reduzem a fertilidade do solo. Por meio do Programa Integra Zebu, ela implantou o sistema de integração Lavoura-Pecuária e a propriedade se tornou autossustentável, com pastagens e silagem para  o rebanho até mesmo na estação seca.

“O que a gente faz é selecionar a propriedade que tem potencial e apoiar na parte técnica definindo as quantidades de nutrientes que a pastagem precisa, sementes, apoiando no trato da cultura”, disse Cristiano Borges, engenheiro agrônomo, da Emater/MG.

Após a análise, correção e adubação do solo, começou a transformação das pastagens. Com o plantio consorciado de milho e capim braquiária a produtora diminuiu os custos e não falta mais alimentação de qualidade para o gado. “Eu acredito que nós vamos colher muito bem a silagem. Então para a gente foi muito bom”, contou dona Nasly.

Para participar do programa e tornar a produção mais eficiente e sustentável, o produtor deve procurar a ABCZ ou os escritórios da Emater ou Epamig mais próximo.