Aliança Global para biocombustíveis: Brasil, EUA e Índia lideram iniciativa na Cúpula do G20

A aliança visa promover a produção sustentável e o uso de biocombustíveis como parte dos esforços globais para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono no setor de transportes

Durante a Cúpula do G20 em Nova Delhi, Índia, foi apresentada a Aliança Global para Biocombustíveis, uma iniciativa ambiciosa que reúne os principais produtores de biocombustíveis do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos e Índia.

A aliança visa promover a produção sustentável e o uso desse tipo de combustível como parte dos esforços globais para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono no setor de transportes.

Objetivo da Aliança Global para Biocombustíveis

Nova Delhi, Índia, 09.09.2023 - Presidente Da República, Luiz Inácio Lula Da Silva, Durante O Ato De Lançamento Da Aliança Global De Biocombustíveis (Gba), No Bharat Mandapam. Nova Delhi - Índia.

Foto Ricardo Stuckert/PR

A Aliança Global para Biocombustíveis foi lançada com o objetivo principal de ampliar a cooperação técnica e tecnológica entre países e organizações para promover a produção e o uso desse tipo de combustível em todo o mundo.

Esta iniciativa é uma resposta à crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de carbono no setor de transportes, um dos principais contribuintes para as emissões globais de gases de efeito estufa.

Participantes

A aliança conta com a participação de 19 países e 12 organizações internacionais, com destaque para os três principais produtores de biocombustíveis: Brasil, Estados Unidos e Índia.

Esses países desempenham um papel crucial na produção e desenvolvimento de tecnologias de biocombustíveis, tornando a iniciativa ainda mais significativa.

Cooperação Brasil-Índia

O lançamento da Aliança Global é resultado de um ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis. Este programa inclui a próxima adoção de uma mistura de 20% de etanol na gasolina, a fabricação de automóveis flex e o desenvolvimento desse tipo de combustível de segunda geração.

O governo brasileiro destaca que houve uma estreita colaboração entre Brasil e Índia, não apenas no nível governamental, mas também no acadêmico, tecnológico e empresarial, para o desenvolvimento dessa política.

Importância da produção sustentável 

A Agência Internacional de Energia destaca que a produção global de combustíveis sustentáveis precisa triplicar até 2030 para que o mundo possa alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Os biocombustíveis líquidos já fornecem mais de 4% do total de energia para o setor de transportes em 2022, mas seu uso ainda tem um grande potencial de crescimento. Além disso, o uso de biocombustíveis na aviação e na navegação está em ascensão, o que aumentará ainda mais a demanda global por biocombustíveis.

Experiência em biocombustíveis

Ministro Minas E Energia

Foto: MME

O Brasil, que produz e utiliza biocombustíveis há 40 anos, é um dos principais participantes desta aliança. O país já possui tecnologias competitivas e eficientes, como os veículos flex, que permitem o uso de etanol na gasolina.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da Aliança Global para como um reconhecimento global da relevância desse tipo de combustível na busca por metas de neutralidade de carbono.

Em um contexto de crescente preocupação com as mudanças climáticas, a aliança representa um passo importante na direção de uma transição energética mais limpa e na redução das emissões de carbono no setor de transportes. O Brasil, juntamente com outros países e organizações, está comprometido com essa iniciativa e desempenhará um papel fundamental na liderança desse esforço global.

Com informações de Agência Brasil