Fávaro defende biocombustíveis como solução para transição energética

O ministro da Agricultura destacou que o Brasil tem uma longa história com os biocombustíveis, com o etanol sendo usado como combustível para veículos há aproximadamente 40 anos

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu os biocombustíveis como uma solução para a transição energética durante discurso no encerramento do evento “O Diálogo sobre Transição Energética”, organizado pela Observer Research Foundation (ORF), em Nova Délhi, na Índia.

Fávaro destacou que o Brasil tem uma longa história com os biocombustíveis, com o etanol sendo usado como combustível para veículos há aproximadamente 40 anos. O país também é um grande produtor de biodiesel, que é feito a partir de matéria-prima nacional, como a soja.

“Além das questões de sustentabilidade relacionadas aos biocombustíveis, a produção de biodiesel, feita com matéria-prima nacional, gera empregos, oportunidades na agricultura familiar e na agroindustrialização, e ainda garante mais estabilidade ao mercado de soja e, consequentemente, das proteínas animais”, disse o ministro.

Biocombustíveis são aliados da agricultura

Fávaro, Biocombustíveis

Foto: Fiesp

Fávaro também ressaltou que o biocombustível não é concorrente da produção de alimentos. “O Brasil cresceu, se tornou um grande exportador de alimentos e um grande produtor do combustível, mostrando que é muito compatível gerar energia sustentável, biocombustíveis e produzir alimentos”, afirmou.

O ministro terminou seu discurso agradecendo por participar de um evento com um tema relevante para o Brasil e o mundo. “Espero que essa aliança global possa levar exemplos como esse para que cada vez mais o mundo produza energia limpa, renovável e de qualidade”, finalizou.