Brasil, Emirados Árabes e Azerbaijão se unem para conter o aquecimento global

A iniciativa visa eliminar de maneira progressiva os combustíveis fósseis na matriz energética a partir desta década e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030

Em uma iniciativa inédita, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Azerbaijão firmaram uma aliança para conter o aquecimento global.

A parceria, apelidada de “troika” (trio), foi oficializada durante a COP-28 e prevê ações conjuntas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma matriz energética mais limpa.

A iniciativa visa eliminar de maneira progressiva os combustíveis fósseis na matriz energética a partir desta década e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030.

Em mensagem enviada à cerimônia de assinatura, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, destacou a importância da iniciativa.

“O não cumprimento dessas ações representa sério risco de interferência irreversível das ações humanas no sistema climático”, alertou.

Para Marina, o não cumprimento dessas ações representa sério risco de interferência irreversível das ações humanas no sistema climático. “E nós [os três países] seremos julgados pela celeridade com que traduzirmos em ações concretas as decisões da COP 28.”

A ONU, por meio do IPCC, tem alertado que as medidas internacionais até então eram ineficazes para reverter o impacto das mudanças climáticas. A COP-28, realizada em Dubai, reuniu 198 países para discutir medidas mais ambiciosas nesse sentido.

Importância da “troika”

Indústria, Clima, Aquecimento Global

Foto: Pixabay

A aliança entre Brasil, Emirados Árabes e Azerbaijão é um passo importante na luta contra o aquecimento global.

Essa união de países com diferentes realidades econômicas e sociais pode ser um exemplo para outras nações e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

O Brasil, como um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, tem um papel fundamental na luta contra o aquecimento global.

Por isso, a participação na “troika” demonstra o compromisso do país com a sustentabilidade e abre caminho para a implementação de políticas públicas mais ambiciosas nesse campo.

Por Agência Brasil