Brasil destaca pioneirismo e liderança em biocombustíveis na COP28

O Brasil é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e o terceiro maior produtor de biodiesel

O Brasil reafirmou seu pioneirismo e liderança no setor de biocombustíveis na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O país assinou a Aliança Global de Biocombustíveis (GBA), que reúne os maiores produtores mundiais desses combustíveis renováveis.

A adesão à GBA é um passo importante para o Brasil na transição energética, pois reforça o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Brasil líder em energia renovável

O país é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e o terceiro maior produtor de biodiesel. Mais de um terço da demanda de combustível para transportes no Brasil é atendida por biocombustíveis.

“Somos os maiores produtores de etanol de cana-de-açúcar do mundo, temos um agronegócio forte, a base da nossa economia que fornece os insumos para combustíveis de alto valor agregado que, além de gerar riquezas para o nosso país, cria empregos para a população e ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O governo brasileiro também enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, que prevê a criação de políticas nacionais para o desenvolvimento de combustíveis renováveis, como o diesel verde e o SAF (sigla em inglês para combustível de aviação sustentável).

“O Combustível do Futuro vem ao encontro da Aliança Global a qual o presidente Lula aderiu durante cúpula do G20, pois vamos entrar em uma nova era dos combustíveis renováveis, com maior eficiência energética, ajudando na descarbonização de setores muito difíceis, como a nossa frota pesada e o setor aéreo”, comentou Silveira.

O painel promovido pela Apex Brasil na COP28 contou, ainda, com a participação de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Embraer e representantes do setor.