Com associação entre melhoramento genético e sistema de integração fazenda quer otimizar a produção

Propriedade investe na reforma de pastagens e no incremento da agricultura para ampliar a produtividade do rebanho

Na Fazenda Nova Jacamim a seleção de gado Nelore começou na década de 90 com o desafio de encurtar o intervalo entre gerações. Desafio que foi cumprido com sucesso. O lote de reprodutores confirma a alta qualidade genética.

O criatório é referência também em novilhas super precoces, projeto avaliado no Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, o PMGZ. “O programa da ABCZ nos dá um norte, nos facilita e nos auxilia muito na tomada de decisão”, destaca Antônio Cândido, gerente da fazenda.

O objetivo do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ é o aumento da produtividade. O PMGZ auxilia os produtores no processo de seleção da fazenda, identificando bovinos mais precoces, férteis e de melhores índices. “Ele é um grande alicerce e parceiro da propriedade, dos pequenos, médios e grandes produtores, para eles conhecerem seus animais”, disse o gerente de melhoramento genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

No interior do Mato Grosso, as ferramentas do PMGZ também contribuem para identificar os exemplares mais eficientes. Dentro do criatório com 13 mil cabeças, entre animais PO e comerciais, todos são submetidos a vários crivos de seleção.

O próximo passo é otimizar ainda mais o sistema de produção, para isso a propriedade investe em duas frentes de trabalho que vão afetar diretamente a produtividade do rebanho. São elas: a reforma de pastagens e o incremento da agricultura.

“Uma equipe de agricultura e pecuária que não se entendem, esses ganhos não vão chegar. Quando a equipe entender que realmente a agricultura chegou para agregar e muito na pecuária, aí sim as fazendas vão conseguir tocar uma integração que realmente vale a pena”, explicou Fábio Schenou, gestor da Espinhaço Agropecuária.

Reportagem da ABCZ