Com foco em sustentabilidade, Iwá chega ao mercado para realizar gestão de ativos ambientais

A gestora tem o propósito de transformar a economia brasileira com soluções ambientais que vão ‘transformar o vocabulário da nova era sustentável’

Recém-lançada ao mercado, Iwá, gestora de recursos com foco em ativos ambientais, tem como propósito unir tecnologia e sustentabilidade, desenvolvendo projetos nos principais eixos do plano de transição ecológica: infraestrutura verde, finanças sustentáveis, economia circular, bioeconomia, adensamento tecnológico, transição energética e adaptação à mudança do clima.

Fundada por Heloisa Baldin e Gustavo Junqueira, a empresa conta com um modelo de negócio, que engloba gestão direta de ativos ambientais, como créditos de carbono, ativos sustentáveis, combustíveis de baixa intensidade de carbono, entre outros. A empresa oferece soluções adaptadas em diferentes níveis de complexidade para viabilizar os projetos de clientes e parceiros, combinando sustentabilidade econômica, ambiental e social.

“Atuamos com uma visão ampla que compreende como a dimensão ambiental interage com os desafios sociais e econômicos trazidos pelas mudanças climáticas. Ao investir na profissionalização da esfera ambiental, criamos as condições para a geração de impactos positivos ao longo prazo, que vão além dos resultados financeiros”, comenta Heloisa Baldin, CEO da Iwá.

As ações relacionadas à redução de gases causadores do efeito estufa são um dos desafios da gestora, já que o tema é muito novo e isso traz uma grande incerteza sobre os aspectos regulatórios que serão adotados pelos governos no Brasil e no mundo. Neste sentido, a Iwá busca construir entendimentos com players importantes do segmento ambiental e setores que são grandes emissores de gases estufas para criar soluções de mercado que possam construir soluções ambientais adequadas aos desafios do futuro.

“Nosso propósito é mudar a atual trajetória de degradação socioambiental, tornando-se referência no mercado em ativos ambientais. Estamos em fase inicial de captação e queremos fechar em 2024, com a marca de 1 Bilhão sob gestão”, comenta Baldin.

Os últimos anos aceleraram a conversa de muitos investidores sobre a importância de integrar fatores ambientais em suas análises de investimento para gerar retornos, pensando nisso a Iwá criou um portfólio que contempla fundos voltados para o meio ambiente, setor de combustíveis alternativos e crédito de carbono, isso permite que investidores, empresas e governos invistam em projetos de ação climática que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio de incentivos a setores e soluções mais sustentáveis..