Festival Dia da Amazônia alerta para defesa dos biomas brasileiros

Nesta edição, o evento destaca a necessidade de direcionar a atenção não apenas para a Amazônia, mas também para outros biomas brasileiros, como o Cerrado e a Mata Atlântica

A cidade de Santarém, no estado do Pará, já deu início às celebrações do Dia da Amazônia com a segunda edição do Festival Dia da Amazônia. A data, que oficialmente é celebrada hoje (5), promoverá eventos culturais e artísticos em cinco cidades brasileiras ao longo do mês.

Mais de 13 organizações e um número superior a 50 artistas estão envolvidos diretamente na mobilização nacional deste evento.

Evento Nacional

O show de abertura do Festival Dia da Amazônia foi o “Festival Amazônia de Pé”, realizado na Aldeia Alter do Chão – Território Borari, em Santarém (PA), no dia 2 de setembro.

O evento contou com a presença de renomados artistas, como Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, e apresentações de grupos culturais locais, como o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Suraras do Tapajós e muitos outros.

Amazônia em destaque

Amazônia, Diálogos Amazônicos

Foto: Envato

Além de Santarém, outros quatro municípios brasileiros sediarão festivais ao longo do mês.

Manaus terá o “Festival Grito na Rua” em 9 de setembro, com abertura prevista às 15h. Já Macapá receberá o “Festival Nossa Amazônia” em 17 de setembro, às 16h.

As comemorações serão encerradas em 30 de setembro, em São Luís (MA), com o “Festival Re(x)istencia Fest lll”, a partir das 13h, no Parque do Rangedor.

Além da floresta

Nesta edição, o evento destaca a necessidade de direcionar a atenção não apenas para a região amazônica, mas também para outros biomas brasileiros, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

O objetivo é ampliar o diálogo sobre a importância da preservação ambiental em todo o país. Os festivais ocorrerão em dias alternados ao longo do mês, visando criar uma onda de conscientização ambiental denominada “Setembro Amazônico”.

Diversidade

Amazônia

Foto: Envato

De acordo com Deuza Brabo, coordenadora do coletivo Reocupa e uma das organizadoras do Festivais Dia da Amazônia, os eventos destacam não apenas a floresta como um todo, mas também a diversidade dos povos originários que habitam a região.

“A luta pela preservação da floresta é unificada, mas reconhece as particularidades de cada povo indígena”.

Os Festivais Dia da Amazônia reforçam a crescente importância que a sociedade brasileira atribui à floresta amazônica. O evento busca alertar o Brasil e o mundo sobre a relevância do bioma na luta contra as mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

A diversidade cultural e ambiental da Amazônia é celebrada como um patrimônio nacional e global.

Virada Cultural Amazônia de Pé

Além dos festivais nas cinco cidades, ocorrerá a “Virada Cultural Amazônia de Pé”, conduzida pelo Movimento Amazônia de Pé. A programação da Virada envolve dezenas de ações descentralizadas por todo o país, demonstrando o interesse de brasileiros em participar das comemorações em defesa da floresta.

A diversidade cultural e ambiental da região é celebrada em uma série de eventos que unem arte, cultura e sustentabilidade, marcando o mês de setembro como o “Setembro Amazônico”. A floresta, vista como um patrimônio nacional e global, ganha destaque em todo o Brasil e além de suas fronteiras.