El Niño: o que é, como se forma e sua relação com o aquecimento global

Saiba a relação entre o aquecimento dos oceanos, o fenômeno El Niño e os extremos climáticos em todo o mundo, destacando os efeitos dessas mudanças nos setores agrícolas e ambientais

Imagine um fenômeno que tem o poder de bagunçar o tempo e o clima em escala global, como se estivesse brincando com as peças de um quebra-cabeça. É exatamente isso que o El Niño faz. Ele não é apenas um daqueles termos científicos chatos, mas uma verdadeira “estrela” do palco climático, capaz de transformar a Terra.

Mas o que é esse fenômeno? Como ele funciona? E como ele está relacionado ao aquecimento global?

O que é o El Niño?

El Niño

Foto: Freepik

O El Niño é um fenômeno climático que se origina na região do oceano Pacífico, mais precisamente ao longo da costa oeste da América do Sul, em locais como o território peruano.

Esse fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas oceânicas nessa região, resultando em mudanças climáticas significativas em todo o mundo.

Ele ocorre de maneira cíclica, sem uma sazonalidade específica, e geralmente inicia-se em dezembro, coincidindo com o início do verão no Hemisfério Sul.

Quais as consequências do El Niño?

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico. Suas consequências incluem alterações nos padrões de temperatura e precipitação globalmente.

Isso pode resultar em enchentes, secas, incêndios florestais e outros eventos climáticos extremos, afetando tanto a população quanto a natureza.

Formação e Impactos Climáticos

O El Niño envolve tanto fatores atmosféricos quanto oceânicos. O aquecimento das águas do oceano Pacífico, especialmente na sua porção centro-sul próxima à costa peruana, é o ponto de partida desse fenômeno.

Essa elevação da temperatura oceânica afeta a circulação atmosférica e marítima global, resultando em alterações nas temperaturas e nos padrões de precipitação em diversas regiões do mundo, principalmente na faixa tropical.

O que é El Niño e La Niña?

El Niño e La Niña são os dois extremos do fenômeno conhecido como Oscilação Sul-El Niño (ENSO). El Niño se refere ao aquecimento das águas do Pacífico, enquanto La Niña envolve o resfriamento dessas águas.

Ambos os eventos têm impactos climáticos globais, afetando temperaturas, precipitações e padrões climáticos.

O que o El Niño causa no Brasil?

El Niño

Foto: Inmet

No Brasil, o El Niño pode causar chuvas intensas e inundações em algumas regiões, como no Sul do país, enquanto provoca estiagens e secas no Norte e Nordeste.

O El Niño aumenta a probabilidade de chuvas acima da média porque a circulação dos ventos em grande escala, causada pelo El Niño, também interfere em outro padrão de circulação de ventos na direção norte-sul e essa interferência age como uma barreira, impedindo que as frentes frias, que chegam pelo Hemisfério Sul, avancem pelo País. Logo, as frentes ficam concentradas por mais tempo na Região Sul do Brasil.

Logo, no meio do Oceano Pacífico, chove muito e com frequência durante o El Niño. Durante as chuvas, esse mesmo ar quente, agora mais seco, continua circulando e, dessa vez, desce no norte da América do Sul, inibindo a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Afinal, o ar que provoca a formação de nuvens é aquele que sobe da superfície terrestre para a atmosfera e não o contrário.

As mudanças climáticas podem afetar a agricultura, os recursos hídricos e os ecossistemas em diferentes partes do Brasil.

Quando Começa o Efeito El Niño no Brasil?

O efeito do El Niño no Brasil pode variar, mas geralmente começa a ser sentido a partir dos meses mais quentes do ano, entre dezembro e março.

Essa é a época em que os impactos das mudanças nos padrões climáticos, como chuvas irregulares e temperaturas extremas, tendem a se manifestar de forma mais evidente em diferentes partes do país.

Quais são os efeitos do El Niño no clima?

Ipcc, Mudanças Climáticas

Foto: Envato

O El Niño pode causar uma série de efeitos climáticos em diferentes regiões do mundo.

Isso pode incluir chuvas intensas e inundações em áreas normalmente secas, secas e estiagens em áreas normalmente úmidas, aumento da atividade de furacões no Pacífico leste e redução da pesca devido às mudanças na circulação oceânica.

Quando Foi o Último El Niño no Brasil?

O último El Niño significativo no Brasil ocorreu entre 2015 e 2016. Esse evento foi associado a chuvas intensas no Sul do país e secas no Norte e Nordeste.

Essas variações climáticas afetaram a produção agrícola, os recursos hídricos e a economia em várias regiões brasileiras.

Consequências Globais

Undp, Enviroment

Photo: Envato

As mudanças climáticas desencadeadas pelo El Niño afetam áreas geográficas distintas ao redor do globo. No Brasil, país situado em uma faixa tropical, as consequências são notáveis.

O fenômeno pode causar chuvas torrenciais na região Sul do país, ao passo que provoca secas severas nas regiões Norte e Nordeste. Essas flutuações climáticas têm impactos diretos na agricultura, no abastecimento de água e nos ecossistemas locais.

Como os cientistas monitoram e preveem o El Niño?

Os cientistas monitoram o El Niño usando uma variedade de métodos, incluindo o monitoramento contínuo das temperaturas da superfície do oceano, padrões de pressão atmosférica e ventos.

Modelos climáticos computacionais também são usados para prever o desenvolvimento do El Niño, com base nas informações coletadas. Organizações como a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) fornecem previsões regulares sobre a evolução do fenômeno.

O El Niño está relacionado ao aquecimento global?

O El Niño é um fenômeno natural que ocorre periodicamente. No entanto, há pesquisas que sugerem que as mudanças climáticas podem influenciar a intensidade e a frequência dos seus eventos. O aumento das temperaturas globais pode interagir com os padrões climáticos e oceânicos, potencialmente amplificando os efeitos do fenômeno.

O fenômeno, originado no aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, tem efeitos climáticos globais que afetam diretamente a circulação atmosférica e marítima.

Suas consequências incluem mudanças nas temperaturas e nas precipitações, impactando regiões ao redor do mundo. O Brasil é um dos países afetados, com chuvas torrenciais no Sul e secas no Norte e Nordeste. O conhecimento e a conscientização sobre o fenômeno são fundamentais para lidar com as complexidades das mudanças climáticas globais.

De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Muller, durante episódios de El Niño, as águas aquecidas contribuem para a elevação de calor e umidade na atmosfera. Isso cria um ambiente atmosférico instável, levando a respostas climáticas extremas, como chuvas intensas, secas, temperaturas extremas e até incêndios florestais

Como o El Niño afeta a agricultura?

El Niño, Agricultura

Foto: Runway

O El Niño pode ter impactos significativos na agricultura. Em algumas regiões, o aumento das chuvas durante o El Niño pode levar a inundações que prejudicam as colheitas.

Em outras áreas, a seca resultante do fenômeno pode reduzir a disponibilidade de água para irrigação, afetando negativamente a produção de alimentos.

“Na China, tivemos esse fenômeno que trouxe uma temperatura de 52.2° C para uma região produtora de algodão. O estresse térmico que a lavoura sofre, prejudica e muito o seu desenvolvimento e, sendo algo constante, tende a minar a produtividade da agricultura como um todo. No Japão, chuvas intensas têm causado danos a lavouras de soja, arroz e hortifruti, resultando em perdas econômicas significativas. Isso também pode ocorrer no Brasil”, comenta Muller.

Quais são os efeitos do El Niño nos oceanos?

Além do aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o fenômeno também pode causar perturbações na vida marinha. Por exemplo, os recifes de coral podem sofrer branqueamento devido ao aumento das temperaturas da água.

Ademais, mudanças nos padrões de circulação oceânica podem afetar a distribuição de nutrientes, afetando a pesca.

Quais são os impactos do El Niño nas regiões costeiras?

As regiões costeiras podem enfrentar diversos impactos durante o El Niño.

O aumento do nível do mar devido ao aquecimento das águas pode levar a enchentes costeiras mais frequentes. As mudanças nos padrões de vento e nas correntes oceânicas também podem afetar a erosão das praias e a dinâmica costeira.

O El Niño está relacionado com mudanças climáticas extremas?

Sim, o fenômeno pode estar ligado a eventos climáticos extremos em várias partes do mundo. Durante ele, por exemplo, as áreas afetadas podem experimentar chuvas excepcionalmente intensas, levando a inundações e deslizamentos de terra.

Além disso, as condições também podem influenciar a formação e intensidade de furacões em diferentes regiões.

Como enfrentar o El Niño?

As comunidades podem se preparar para os efeitos do fenômeno através do desenvolvimento de planos de contingência.

Isso pode incluir a construção de infraestruturas resistentes a enchentes, o monitoramento regular das condições climáticas e a implementação de medidas de conservação de água durante períodos de seca.

Além disso, as previsões climáticas podem ajudar na antecipação dos seus impactos.

“Com a tendência de eventos climáticos extremos persistindo e se intensificando, a preparação, adaptação e busca por soluções sustentáveis são fundamentais para enfrentar os desafios futuros”, finaliza o meteorologista.