Entenda o que a morte de mais de 100 pessoas no Havaí tem a ver com o aquecimento global

O intenso incêndio florestal no Havaí evidencia os impactos das mudanças climáticas em todo o mundo; a NASA revelou que julho de 2023 foi o mês mais quente registrado do planeta

O Havaí, conhecido por sua exuberante vegetação e belezas naturais, enfrenta um incêndio florestal de proporções alarmantes. Desde 8 de agosto, o fogo vem consumindo áreas dos condados de Havaí e Maui, deixando em seu rastro devastação e tragédia.

Com um saldo de mais de 100 mortes, o incêndio é considerado o mais mortal nos Estados Unidos em mais de cem anos.

Fogo no Havaí: causas e impactos

Havaí

Foto: Agência Brasil

Embora as causas do incêndio ainda estejam sob investigação, a combinação de fortes ventos, tempo seco e quente tem contribuído para sua rápida propagação. A influência dos ventos do furacão Dora, aliada às condições climáticas desfavoráveis, agravou a situação.

Como resultado, famílias estão desabrigadas e enfrentam a escassez de água potável, enquanto algumas pessoas buscaram refúgio no mar para escapar das chamas.

Alerta Climático

O aumento das temperaturas globais devido ao aquecimento global tem intensificado eventos climáticos extremos, como incêndios florestais mais intensos e frequentes. A NASA, em um recente estudo, apontou que temperaturas mais elevadas podem resultar em incêndios mais intensos, duradouros e abrangentes.

Além disso, a pesquisa indica que ondas de calor extremo podem se tornar mais frequentes, representando riscos à saúde humana.

Incêndio Mais Mortal em 100 Anos

Incêndio

Foto: Envato

O incêndio florestal em Lahaina, no Havaí, é classificado como o mais mortal em mais de 100 anos, segundo Lori Moore-Merrell, administradora de incêndios dos Estados Unidos.

A tragédia ultrapassa o incêndio do condado de Butte, na Califórnia, em 2018, que resultou em 85 mortes. O incêndio no Havaí já causou mais de 100 mortes e destruição significativa ao estado.

Impactos Locais e Aquecimento Global

O governador Josh Green descreveu o incêndio como o “maior desastre natural que o Havaí já presenciou”, com danos que se aproximam de US$ 6 bilhões e aproximadamente 2.200 estruturas destruídas.

Cientistas ressaltam que cerca de 90% do Havaí está recebendo menos chuvas do que há um século, tornando o ambiente mais suscetível a incêndios.

Condições Propícias para Incêndios

Incêndio

Foto: Envato

As condições climáticas adversas, incluindo a falta persistente de chuvas e seca da vegetação, foram agravadas pelos fortes ventos do Furacão Dora, que passou pela costa do Havaí. Essa combinação resultou em uma vegetação altamente inflamável, propiciando incêndios de grandes proporções e rápida propagação.

Por que a situação no Havaí é tão crítica?

A influência do aquecimento global na intensificação dos incêndios florestais é um fenômeno globalmente reconhecido. O aumento das temperaturas e as condições de seca tornam as florestas mais suscetíveis a incêndios devastadores, impactando a biodiversidade e causando perdas irreparáveis.

Segundo o Monitor de Seca dos Estados Unidos, regiões do condado de Maui já estavam em condição anormalmente seca antes do incêndio, e a seca também tem se espalhado por outras áreas das ilhas havaianas. O aquecimento dos oceanos, que contribui para o fenômeno El Niño, tem agravado essas condições climáticas desfavoráveis.

O aumento da temperatura média global é uma ameaça real à saúde humana. O calor extremo coloca milhões de pessoas sob alerta, aumentando o risco de casos de estresse térmico severo. A ciência é clara em apontar que essas condições climáticas anormais são resultado direto das emissões de gases de efeito estufa, e ações efetivas para mitigar essas emissões são urgentes.

“A atmosfera terrestre está ficando com uma quantidade maior de energia e uma das maneiras do sistema climático dissipar essa energia é através do aumento de eventos climáticos extremos”, esclarece Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Enfrentamento das mudanças climáticas

A situação no Havaí é um lembrete contundente da necessidade de ação global para enfrentar as mudanças climáticas. É essencial que governos, instituições e a sociedade em geral colaborem para reduzir as emissões e adotar práticas mais sustentáveis.

Somente através de um esforço coletivo é possível enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global e proteger nosso planeta para as futuras gerações.