Fazenda do bioma amazônico alcança bons resultados em produção e conservação de áreas

Com a produção de mais de 300 touros por ano, a Vale do Boi é pioneira na venda de animais com avaliação genética em leilões no estado do Tocantins e está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade

A cerca de quarenta anos a Vale do Boi produz e comercializa exemplares da raça Nelore de alta qualidade genética. A fazenda localizada em Carmolândia, Tocantins, é referência em melhoramento genético e busca sempre aumentar a capacidade de seus produtos, em transmitir precocidade, fertilidade, rusticidade e rendimento de carcaça.

Em duas décadas a Vale do Boi não procurou apenas produzir mais, trabalhou também por uma pecuária mais sustentável. Localizado ao norte do estado do Tocantins, o criatório fica próximo do sul dos estados do Pará e Maranhão, região de bioma amazônico, onde o rebanho é criado e recriado a pasto, gerando produtos prontos, sem necessidade de adaptação. “Região boa de chuva, boa de clima. Excelente para a pecuária”, destaca o pecuarista Ricardo Andrade.

Para produzir mais e melhor, o criatório investe em programas de melhoramento genético com aplicação de tecnologias e práticas modernas de manejo do rebanho e do solo.

No sistema de cria, recria e engorda, o gado roda as pastagens, que são mantidas com excelente produtividade o ano todo. “Trabalhamos com variabilidade de pastagens, não com monocultura. Então temos menos problemas com pragas. Trabalhamos com correção, adubação e cobertura”, explica Andrade.

Com a produção de mais de 300 touros por ano, a Vale do Boi é pioneira na venda de animais com avaliação genética em leilões no estado do Tocantins e mostra que também está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade.

Reportagem da ABCZ