Brasil deve mostrar que desenvolvimento e sustentabilidade andam lado a lado, diz governador do Pará

Helder Barbalho disse, durante Planeta Campo Talks, que a COP-30 é uma forma de mostrar que o Brasil está à frente na discussão sobre meio ambiente

O governador do Pará, Helder Barbalho, defende que o Brasil deve mostrar para o mundo, durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que vai acontecer em Belém, os planos que já está realizando para preservar e recuperar a Amazônia.

Durante o Planeta Campo Talks, no auditório do Instituto AgroInsper, o governador considera que a realização da COP-30 em Belém vai servir como grande palco para que o país mostre todas as ações tomadas para preservação da Amazônia, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico e social do agronegócio.

Com o pilar do combate ao desmatamento, o Plano Estadual Amazônia Agora tem por objetivo intensificar a atividade produtiva e mudar o conceito do uso do solo para diversificação das áreas — fazendo com que o conceito da Integração Pecuária-Lavoura-Floresta (IPLF) seja aplicada de forma efetiva.

Helder Barbalho Talks | Planeta Campo

Foto: Reprodução

Helder Barbalho comentou ainda sobre a digitalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que também faz parte de um processo que passa pela regularização fundiária das áreas — foram mais de 21 mil títulos definitivos de propriedade emitidos no Estado nos últimos quatro anos. “Implementamos aqui a inteligência artificial para que isso possa ser um facilitador e para que possamos ganhar escala, integrando as informações de uma maneira mais rápida”, afirmou.

A COP-30 no Brasil

Um dos principais objetivos do governo brasileiro com a realização da COP-30 em Belém é colocar a floresta e as políticas de redução de emissões a partir da Amazônia na pauta principal do evento. Isso marca a primeira vez que a região amazônica, vital para a regulação do clima global, estará no centro das discussões climáticas, destacando o papel do sul global nessas conversações.

No âmbito das políticas ambientais, o Brasil se movimenta para fortalecer a legislação e ações de proteção ambiental. A cooperação internacional é um pilar fundamental na preparação para a COP-30. O Brasil recebeu o endosso formal do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (GRULAC) à candidatura de Belém para sediar a conferência.

Além dos objetivos ambientais e diplomáticos, o governo brasileiro visa melhorar a infraestrutura local e deixar um legado positivo para a cidade de Belém e para a região amazônica como um todo.

Assista ao vivo o Planeta Campo Talks

Com o tema central “O futuro do agronegócio brasileiro no palco mundial”, o Planeta Campo Talks vai discutir como a Amazônia sustentável é possível, e quais os desafios que o país terá que enfrentar para alcançar um desenvolvimento do agronegócio de forma sustentável.

O evento, que acontece nesta quarta-feira, tem outros nomes de peso no comando dos debates, como o Secretário Adjunto de Inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Pedro Alves Corrêa Neto; o Coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias; a coordenadora de Responsabilidade Social do Insper; a diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves; e Ricardo Mastroti, diretor executivo do CEBDS.