Papel do governo é criar ambiente favorável para que produção e preservação andem juntos, diz secretário do Mapa

Na avaliação de Pedro Corrêa Alves Neto, governo tem adotado medidas que permitem produção sustentável

O secretário-adjunto de Inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Pedro Alves Corrêa Neto, disse no Planeta Campo Talks, realizado no auditório do Instituto AgroInsper, que o papel do governo é criar um ambiente favorável para que a produção e a preservação ambiental andem juntos, alcançando um “ganha-ganha”, tanto do ponto de vista econômico e social, quanto o ambiental.

Neto afirma que o Plano ABC de redução de emissões de carbono está na terceira fase, e que a entrada de novos processos e tecnologias tem sido extremamente agregador e capaz de agredir cada vez menos o meio ambiente.

“O efeito poupa-terra, por exemplo, mostra como que a produtividade agrícola cresceu em termos exponenciais, ao mesmo tempo que o uso de terra vem se mantendo constante”, exemplificou.

Parte desse ambiente favorável, segundo o secretário-adjunto, também vem com a realização da reunião do G20 (grupo dos 20 países que representam as principais economias do mundo) e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

Pedro Alves Talks | Planeta Campo

Foto: Reprodução

As ações públicas, como a Política Nacional de Mudança do Clima, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, também são bandeiras que devem ser defendidas, na avaliação de Pedro Corrêa Neto.

Não adianta a gente falar de produção, termos um país rico e com grande participação em mercados internacionais, e nosso povo ainda com dificuldades básicas de alimentação. O conjunto de políticas de segurança alimentar também estão envolvidos e fazem parte das discussões sobre a mudança do clima“, acrescenta.

O secretário-adjunto do Mapa afirma que o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar a vida do produtor também estão sendo pensados, até como uma forma de equiparar com sistemas usados internacionalmente — desde o campo até a venda propriamente dita.

“Assim como a gente mostra a nossa Carteira de Habilitação, o produtor rural também vai entrar, procurar e emitir o tipo de certificação que ele precisa para um determinado momento“, promete.

Assista ao vivo o Planeta Campo Talks

Com o tema central “O futuro do agronegócio brasileiro no palco mundial”, o Planeta Campo Talks vai discutir como a Amazônia sustentável é possível, e quais os desafios que o país terá que enfrentar para alcançar um desenvolvimento do agronegócio de forma sustentável.