Combustível do Futuro: Senado é pressionado por Alckmin a acelerar aprovação do PL

O apelo foi feito durante um evento organizado pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), que debateu o papel do combustível sustentável na promoção da industrialização em áreas rurais

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cobrou os senadores a agilizar a aprovação do projeto de lei (PL) do Combustível do Futuro, destacando a importância da medida para atrair investimentos ao Brasil. O apelo foi feito durante um evento organizado pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), que debateu o papel do biodiesel na promoção da industrialização em áreas rurais.

Alckmin celebrou o progresso alcançado, mencionando a evolução do Brasil de uma mistura de biodiesel B10 para a perspectiva de B25, conforme estipulado pelo PL.

“A Câmara fez um belo trabalho. É aprovar rapidamente no Senado, ser sancionada e trazer investimentos no Brasil”, disse.

A reunião contou com a presença de figuras importantes como Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, além de vários parlamentares.

Alexandre Silveira, enfatizou o potencial do Brasil não apenas em alcançar a autossuficiência energética, mas também em “exportar sustentabilidade”.

Senado É Pressionado Por Alckmin A Acelerar Aprovação Do Pl Do Combustível Do Futuro

Foto: Envato

“Precisamos ter coragem. Nosso governo não transige na questão ambiental, mas não podemos admitir se vamos ou não fazer, o que nós temos que discutir é como vamos fazer. É uma potencialidade natural”, disse.

Já Arnaldo Jardim, deputado federal e relator do PL, salientou que a iniciativa transcendeu as controvérsias políticas, tornando-se uma política de longo prazo.

“Deixou de ser polêmica entre governo, oposição e situação”, afirmou.

O evento “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios” visou demonstrar os benefícios tangíveis do investimento no biodiesel nacional, segundo Alceu Moreira, presidente da FPBio.

O tema do uso de novos combustíveis faz parte da agenda verde conduzida pelo governo federal e com apoio no Congresso. Há duas semanas, a Câmara dos Deputados aprovou o PL do Combustível do Futuro, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.

O PL é visto como um passo fundamental para estabelecer segurança jurídica e de apoio para a expansão da produção e adoção dos combustíveis sustentáveis.

Por Estadão Conteúdo