Mercado de carbono regulado: quais os principais desafios?

Estudos indicam que o mercado de carbono pode atrair cerca de 120 bilhões de dólares até 2030 ao Brasil

O mercado de créditos de carbono é um mecanismo financeiro que incentiva a redução das emissões de gases de efeito estufa. Empresas e países que não conseguem diminuir suas emissões podem compensar o problema incentivando projetos ambientais.

Em 2022, governos arrecadaram 95 bilhões de dólares com o comércio de emissões, sendo a maior arrecadação da história. A União Europeia lidera esse mercado, enquanto a participação brasileira ainda é tímida por falta de um mercado regulado estabelecido.

No Brasil, tramita no Congresso um projeto de lei que visa regular o mercado de carbono brasileiro. Estudos indicam que o mercado de carbono pode atrair cerca de 120 bilhões de dólares até 2030 ao Brasil, tornando-o uma liderança mundial na economia verde.

As principais oportunidades do Brasil estão relacionadas ao agronegócio. Soluções como a restauração de pastagens degradadas, reflorestamento em áreas protegidas e reservas legais nas fazendas, agricultura regenerativa e produção bioenergética são destacadas.

Essas iniciativas têm impactos positivos para o meio ambiente e clima, além resultarem em maior produtividade para a agropecuária.

Projeto de lei mercado de carbono

Mercado De Carbono, Carbono, Brasil, Carbon Market, Usda

Foto: Envato

O projeto de lei que tramita no Congresso estabelece regras para a criação e comercialização de créditos de carbono no Brasil. O texto define que os créditos poderão ser gerados por projetos que reduzem emissões de gases de efeito estufa, como a restauração de florestas, a adoção de fontes renováveis de energia e a eficiência energética.

O projeto também prevê a criação de um sistema de registro e rastreabilidade dos créditos de carbono, para garantir a sua autenticidade e transparência.

A regulamentação do mercado de carbono no Brasil é uma oportunidade para o país se tornar um líder mundial na economia verde.

O setor agropecuário, por sua vez, tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo, por meio de iniciativas que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente.