Planeta Campo Talks: criatividade também é uma ferramenta de sustentabilidade

Diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal, Sula Alves afirma produção brasileira carrega a sustentabilidade por natureza, e já é exemplo para o mundo

O Brasil tem aptidão por natureza para ser sustentável. É o que afirma a diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves, durante o Planeta Campo Talks, realizado em São Paulo nesta quarta-feira, ao exemplificar que o país é o 2º maior produtor de carne de frango, e 4º maior produtor mundial de carne suína.

O brasileiro é criativo, e criatividade também é uma característica da sustentabilidade“, disse, ao elencar as principais vantagens da produção de alimentos no Brasil em relação a outros países. Ao citar os números da suinocultura e avicultura, Sula também destacou que os setores conseguem produzir mais em áreas reduzidas, porém de forma sustentável. Tanto que o país é um dos que menos apresenta doenças relevantes e que afetam as duas áreas.

Sula Alves Planeta Campo Talks | Planeta Campo

Foto: Reprodução

Sula Alves faz outra comparação com países que tentam despontar no quesito sustentabilidade, com a premissa de “go local” (compre localmente, em tradução livre). “Quer comprar de um produtor local? Ótimo. Mas, é melhor comprar de alguém que tem aptidão para ser sustentável do que simplesmente alguém que é local e leva à exaustão os recursos naturais”, rebate.

Mesmo contando com a “sorte” de ter um grande aquífero, a diretora da ABPA afirma que o Brasil também se destaca de outros países ao conseguir fazer uma gestão mais sustentável do líquido, enquanto outras regiões produtoras enfrentam problemas de abastecimento.

Outra característica do setor de produção de proteína animal é se adaptar às novas tendências, ainda mais quando se fala de ações de sustentabilidade, como o uso de energia renovável na produção de aves. Isso garante maior eficácia com boas práticas ambientais.

“Nosso setor produtivo de alimentos garante não apenas a segurança alimentar que tanto precisamos para o futuro. Garante a sobrevivência do nosso planeta”, conclui.