O agro está comunicando seu protagonismo na pauta ESG?

José Antonio Ribas convida os líderes atuantes no agronegócio a refletirem sobre o tema

Na discussão desta semana, José Antonio Ribas convida aos líderes atuantes no agronegócio a refletirem sobre como está sendo comunicado o protagonismo do setor na pauta ESG.

ESG, termo já conhecido e usado pelo mercado financeiro e de grande visibilidade que almeja a busca pelo equilíbrio entre meio ambiente, social e governança, já é uma realidade na produção agropecuária.

Destacando as ações voltadas ao meio ambiente, Ribas expõe que o ESG já entrou na agenda do agronegócio e é inerente aos processos de produção. Alguns exemplos disso são as áreas de preservação mantidas pelos produtores rurais, uso e produção de energias renováveis e aproveitamento de recursos.

José Antonio Ribas
José Antônio Ribas atua há 29 anos na produção agropecuária de Aves e Suínos, sendo os últimos nove na JBS Seara, onde atualmente é diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade. Ribas também acumula as funções de presidente do Sindicarne/SC (Sindicato das Industrias de Carne e derivados de Santa Catarina); vice-presidente da ACAV (Associação Catarinense das Industrias de Aves); vice-presidente do Sindiavipar (Sindicato das Industrias de aves do PR); membro do Conselho Consultivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); membro do Conselho Curador da FACTA; e membro do Conselho do Sindirações. Quanto a formação acadêmica, José Antônio é engenheiro agrônomo formado desde 1992 pela Universidade de Passo Fundo (RS) com MBA`s em Gestão pela Qualidade (UnC/UFSC), Gestão Empresarial (Unicamp/USP) e Desenvolvimento Executivo (Fundação Dom Cabral/MG).