Produção sustentável vai além da produção de alimentos e está no dia a dia da população

O tema sustentabilidade é cada vez mais difundido e está em vários setores como na moda por exemplo

A Diretora de produção e programação de conteúdo do Canal Rural, Jaqueline Silva, deu um passo importante na promoção da sustentabilidade na indústria da moda ao usar, durante o Fórum Planeta Campo 2023, uma roupa inteiramente feita com couro Kind Leather, um material inovador da JBS Couros com menor impacto ambiental.

“Quando decidi usar um figurino feito de couro foi com objetivo de chamar atenção para um produto sustentável que muitas vezes não tem tanto destaque. Na minha opinião,  o couro ecologicamente correto é esse: natural, com rastreabilidade e que dura a vida toda.  Muito diferente daquele que se deteriora em pouco tempo e vira lixo. Na Kind Leather é possível escolher o couro online e desenvolver o figurino que quiser. Além de ter certeza que é produzido com sustentabilidade”, explicou.

Fórum, Couro

Foto: Planeta Campo

O Kind Leather é resultado de um processo produtivo mais eficiente e inovador que oferece benefícios ambientais, sociais e econômicos relevantes.

Com redução de 65% na emissão de gases de efeito estufa em comparação com o couro padrão, de 52% no consumo de água na etapa de curtimento e 62% no consumo de energia, agora o couro se torna uma alternativa elegante para quem quer se vestir bem e mesmo assim ser sustentável.

A JBS Couros possui a plataforma Leather ID, que permite rastrear a origem do couro desde a fazenda até o produto final. Isso garante que o material seja proveniente de áreas livres de desmatamento, invasão de terras indígenas, trabalho análogo ao escravo e outros problemas socioambientais.

“O couro está presente em lugares onde nem imaginamos, e é um produto muito comum no nosso dia a dia. Mesmo assim, falamos pouco sobre ele. Através da roupa da apresentadora, Jaqueline Silva, gostaríamos de dividir com os presentes no Planeta Campo sobre a versatilidade do couro e como o material é responsável por tornar a superfície que reveste ainda mais elegante e sofisticada” diz Guilherme Motta, Presidente da JBS Couros.

A JBS Couros é a maior processadora de couros do mundo e está comprometida com a produção sustentável e responsável. A empresa investe em tecnologias para reduzir o impacto ambiental de seus produtos e garantir a qualidade e a segurança do couro que produz.

“Acreditamos que a moda é quem dita tudo que será refletido nos nossos demais segmentos de atuação, seja no ramo moveleiro ou automotivo, por isso, buscamos apoiar sempre projetos relacionados a roupas e vestuários. Além disso, temos como objetivo a exposição por pessoas influentes para conscientizar que o uso do couro é muito mais responsável que outros materiais comumente usados na indústria da moda, como os de origem sintética, por exemplo”, destaca Guilherme.