O que é o “Carbono Nativo” e qual o seu potencial no Brasil?

O conceito Carbono Nativo faz parte da “Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono Certificada” criada em 2019 pela Embrapa

“Carbono Nativo” é um novo conceito de marca desenvolvido por pesquisadores da Embrapa que visa elevar o padrão dos sistemas integrados lavoura-pecuária-silvicultura (ILPF) no Brasil.

O objetivo é certificar a carne produzida em pastagens florestais com árvores nativas onde o carbono foi mitigado/neutralizado por meio da conservação das árvores existentes e/ou introdução de novas nos sistemas pecuários. Essa certificação valoriza os atributos extrínsecos e intrínsecos do produto.

Estudo_-Gado_-Pecuária_-Leite_-Carbono_-Sistema_-Árvores_Carbono

Foto: Gisele Rosso/Embrapa

O conceito enfatiza a importância de conservar e manter as árvores existentes, plantar novas árvores ou regenerar a vegetação natural para aumentar a presença de árvores nativas nos sistemas pecuários.

Devido ao processo histórico de ocupação de terras no Brasil e à tecnologia utilizada para criação de pastagens, grande parte das áreas agrícolas são desprovidas de árvores. No entanto, alguns pecuaristas, movidos pela consciência ambiental, conhecimento empírico ou aspectos culturais, deixam as árvores maiores para compor paisagens agropastoris, formando sistemas silvipastoris (SSP).

Esses produtores já estão na vanguarda e podem facilmente solicitar a certificação de seu modelo de produção Carbon Native.

O conceito Carbono Nativo faz parte da “Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono Certificada” criada em 2019 pela Embrapa, que reúne marcas-conceito que funcionam como garantias para a comercialização de carne bovina e seus derivados.

‘Tipos de carbono’

Entre os conceitos de marca existentes estão o “Carbon Neutral Meat” (CCN), focado na neutralidade de carbono em sistemas com árvores plantadas, como silvipastoril ou agrossilvipastoril (ICLF); “Carne de Baixo Carbono” (CBC), que certifica a carne bovina produzida em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) ou pastagens bem manejadas sem árvores; e “Carbono Nativo” (CN), que certifica carne bovina produzida em pastagens arborizadas com árvores nativas.

Cerrado como aliado

O bioma Cerrado no Brasil possui significativo potencial para o conceito Native Carbon, ocupando aproximadamente 203,4 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 24% do território nacional.

Em 2021, havia 47 milhões de hectares de pastagens no Cerrado (29% do bioma), tornando aproximadamente 25 milhões de hectares elegíveis para a certificação Native Carbon.