Práticas sustentáveis caem no gosto dos consumidores

Pesquisa da FGV apontou que 75% dos entrevistados pensam em sustentabilidade e meio ambiente na hora da compra

Práticas sustentáveis caem no gosto dos consumidores

Uma pesquisa feita antes da pandemia pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com uma empresa que estuda hábitos de consumo, apontou que 75% das pessoas em um grupo de 1034, estão pensando mais na sustentabilidade e no meio ambiente na hora de comprar. 

Para a consultora da Casa Santa Luzia, Andrea Esquivel, a preocupação com o consumidor vai além do produto vendido. “Nós temos uma equipe formada por diversas pessoas em diversos setores que olham desde a parceria com um bom fornecedor, de ir atrás, de buscar desenvolver esse fornecedor a trabalhar uma coisa mais sustentável e até buscar energias mais limpas, buscar também a reciclagem de embalagens. A gente tem também toda uma parceria para resgatar essas embalagens e fazer reciclagem,”explicou.

Dentro do estabelecimento, estão presentes os selos que comunicam de onde aquele alimento veio, como foi processado, a durabilidade e até mesmo como a marca que produziu aquilo contribui com o meio ambiente. Essa transparência não é mais uma inovação, mas uma necessidade.

“O consumidor aqui quer ter informação sobre o produto. Ele quer saber de onde veio, como é, se a empresa é uma empresa bacana… então temos hoje uma área muito importante que é uma conversa através  de blogs, divulgar a informação para o cliente.”

Mudança

Para Márcio Milan, vice-presidente Associação Brasileira de Supermercados, o consumidor mudou durante a pandemia. Questões relacionadas ao seu bem-estar e a sua saúde entraram em foco. Agora, a preocupação do produtor e dos supermercados é entender esse novo perfil, não só os produtos. 

“ O consumidor está mais atento, preocupado com a origem, de onde vem o produto, as boas práticas praticadas no processo produtivo, o bem estar animal. Essas mudanças têm exigido da cadeia produtiva mudanças rápidas”, comentou.  

Seja na feira ou no supermercado, as práticas do consumo sustentável, que podem ser aplicadas em toda a cadeia produtiva, já fazem parte de um novo relacionamento entre pessoas e empresas. As duas partes saem ganhando e o meio ambiente, ainda.