Projeto quer expandir irrigação para mais produtores no Brasil

Irriga+ tem o objetivo de elevar a produtividade e promover a sustentabilidade nas lavouras

O programa Irriga mais Brasil foi idelizado pelo Governo Federal e tem como objetivo expandir os sistemas irrigáveis em bases sustentáveis e ainda promover o aumento da produção de alimentos, fibras e bioenergia. A irrigação quando realizada da forma correta e aliada a práticas conservacionistas, além de intensificar a produção, promove a sustentabilidade.

De acordo com o coordenador de Irrigação e Drenagem do Mapa, Frederico Cintra, desde 2019 o Ministério realizar um trabalho junto aos produtores irrigantes para entender na prática porque alguns produtores não conseguem implementar o sistema na propriedade.

 

“Então diante disso, surgiram vários gargalos como energia elétrica, a parte de licenciamento, demora na análise de outorga, falta de estrutura. E com base nesses diagnósticos é que vamos  fazer planos para cada eixo estratégico e assim atacar todos esses problemas que estão atrasando o desenvolvimento  dos produtores irrigantes”, explicou.

Crédito

O crédito é um dos eixos estratégicos do programa e atualmente está conectado com o Proirriga, uma linha de crédito que só para a safra atual disponiblizou mais de R$ 1,5 bilhão.

“O que temos que fazer agora é levar essa linha de crédito para mais produtores irrigantes para que eles acessem, e também contemplar itens financiáveis dentro dessa linha”, contou Cintra.

Acesso ao programa

irrigação

Irrigation system in function watering agriculutural plants

Os produtores rurais podem ter acesso ao Programa através de associações.

“É a forma como o Mapa vai agir. Mais fácil de trabalhar com associações porque quando você tem gargalos em determinados aglomerados de alguma região específica, esses gargalos acometem todos aqueles produtores irrigantes”, finalizou.