COP 28: São Paulo destaca ações de rastreabilidade e crédito de carbono no estado

O secretário de agricultura do estado de São Paulo, Guilherme Piai esteve presente no evento para tratar de assuntos relacionados ao agro paulista

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participou de seu primeiro dia de atividades na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

O secretário Guilherme Piai esteve presente para tratar de assuntos relacionados ao agro paulista.

Os principais temas abordados no primeiro dia foram a rastreabilidade e o crédito de carbono.

Rastreabilidade

pecuária, certificação, manejo

Foto: Embrapa

A rastreabilidade é uma preocupação dos consumidores no âmbito do desempenho ambiental e da qualidade dos produtos. Para o secretário Piai, implementar um sistema de rastreabilidade bovina no Estado de São Paulo é um dos objetivos da Secretaria de Agricultura.

“Ao implementar essas medidas de forma coordenada, São Paulo desenvolverá um sistema de rastreabilidade bovina eficaz que contribua para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a transparência na cadeia de produção bovina”, disse Piai.

“A colaboração entre diferentes partes interessadas é fundamental para o sucesso desse processo.”

Crédito de carbono

carbono, crédito, ferramenta, mercado

Foto: Envato

O crédito de carbono é um mecanismo que permite que empresas e indivíduos compensem suas emissões de gases de efeito estufa.

A Secretaria de Agricultura de São Paulo participou de uma reunião com a Secretaria de Negócios Internacionais para tratar sobre o tema.

“Foi uma reunião extremamente importante conectada pelo secretário Lucas Ferraz e tratou de temas relevantes sobre as exigências dos mercados internacionais”, destacou Piai.

O secretário também participou de um painel, durante um jantar oferecido pelo Grupo Minerva, onde abordou temas como rastreabilidade, sustentabilidade, proteção ambiental e ações do Governo de São Paulo para o agro paulista.