Sistema silvipastoril é alternativa para produção sustentável

Procurar por órgãos que orientem sobre formas de produção sustentável é o melhor caminho para o produtor

Sistema silvipastoril é alternativa para produção sustentável

O sistema silvipastoril é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada. Essa forma de produção tem como objetivo incrementar a produtividade por unidade de área. 

O produtor rural Leonardo Resende adotou o processo em sua propriedade;  Ele integra a terceira geração de uma família com origens no agronegócio.  A frente da fazenda em 2004, lembra que ninguém acreditava no potencial das terras, por serem de muitos relevos, o que dificultaria a pecuária.

Pecuária Regenerativa

Para recuperar a lucratividade, não teve dúvidas: implementou o plantio silvipastoril pois desejava apostar em um modelo de produção sustentável. Como consequência  dessa adaptação, veio também a pecuária regenerativa

A gente usa o gado como revitalização do sistema.  Ao contrário do que muitos pregam,  o gado não é um vilão ambiental. Vilão ambiental é um manejo incorreto.  O importante é ajustar a forma que o gado faz a  poda no campo. Os animais precisam fazer uma poda homogênea. Além disso, é preciso dar um tempo de descanso para a pastagem”, disse.  

Segundo a Embrapa, os  sistemas silvipastoris apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva.

Várias soluções

Para a analista de gestão, Vanessa de Paula,  a pecuária regenerativa é um manejo diferenciado. “Ela se preocupa muito com a circularidade dentro da propriedade em relação à produção de alimentos, em relação ao tratamento dos resíduos. Nesse processo há também a compensação da emissão de carbono”, comentou. 

A analista concluiu afirmando que, quando falamos em sustentabilidade, não há uma solução única. “O melhor caminho é procurar por órgãos que possam passar orientações para fomentar a sustentabilidade dentro do sistema de produção”, afirmou. 

Assista ao vídeo: