Alunos da USP criam materiais digitais sobre sustentabilidade para curso on-line

Os materiais produzidos pelos alunos estão disponíveis na plataforma Edukatu e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) criaram materiais digitais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o curso on-line Consumo Consciente e Agenda 2030 na Prática, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e pelo Instituto Akatu.

Os materiais foram desenvolvidos como trabalhos finais da disciplina de Educomunicação Socioambiental, que faz parte da grade do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA. Todos os trabalhos foram aprovados e disponibilizados na plataforma Edukatu, mantida pelo Instituto Akatu.

A proposta de trabalho final do curso era que cada grupo de alunos fosse responsável por um dos 17 objetivos e, após estudar o conteúdo sobre ele na Agenda 2030, realizasse a produção de materiais paradidáticos.

A linguagem dos materiais podia ser de livre escolha, o que resultou em diferentes suportes para cada ODS. O ODS 6, por exemplo, foi trabalhado por meio de um jogo de cartas, o Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica, que tem como objetivo promover debates e possíveis soluções para desafios relacionados à crise hídrica.

A professora responsável pela disciplina, Thaís Brianezi, ressalta a importância de se compreender os impactos que a emergência climática tem nas desigualdades e conflitos sociais.

“Hoje você não consegue entender o que se passa em termos sociais, culturais, econômicos e políticos se não entender, por exemplo, a gravidade de emergência climática que a gente vivencia”, afirma Thaís.

Ela também avalia como importante a compreensão do trabalho de povos e comunidades tradicionais que têm demonstrado alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico em nossas sociedades.

A parceria com o Instituto Akatu e a Umapaz ajudou a preencher um pouco essa lacuna. O Instituto Akatu oferece, por meio de cursos on-line voltados para estudantes do Ensino Fundamental e educadores, materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. Já a Umapaz é um órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo e Educação Ambiental da cidade de São Paulo.

Ao final do semestre, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os representantes do Akatu e da Umapaz e apresentar seus trabalhos a eles.

Os materiais produzidos pelos alunos estão disponíveis na plataforma Edukatu e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre os ODS.