Combustível feito de milho conquista certificação inédita no Brasil

A FS Fueling Sustainability marcou um passo significativo na produção de combustíveis sustentáveis, ao receber a certificação ISCC Corsia para seu biocombustível de aviação (SAF) produzido a partir do etanol de milho

A FS Fueling Sustainability marcou um passo significativo na produção de combustíveis sustentáveis, ao receber a certificação ISCC Corsia para seu biocombustível de aviação (SAF) produzido a partir do etanol de milho.

Esta conquista é destacada como pioneira na indústria, pois introduz a utilização de milho de segunda safra, reduzindo o impacto indireto no uso da terra.

Especialistas e ativistas ambientais têm expressado preocupação com a mudança no uso da terra, especialmente quando áreas dedicadas à produção de alimentos são convertidas para a produção de combustíveis.

Contudo, a certificação ISCC Corsia reconhece a estratégia de baixo risco de Mudança Indireta no Uso da Terra (Low LUC Risk) da FS Fueling Sustainability, que utiliza o milho de segunda safra, cultivado em rotação com a soja, mitigando quaisquer riscos de desmatamento e emissões associadas à conversão de terras.

“É possível produzir alimentos, biocombustíveis, e ainda assim, sem a necessidade de aumentar a área produtiva. Isso é algo muito bacana e específico do etanol de milho no Brasil, que, com raríssimas exceções, é proveniente da segunda safra. Assim, compra-se o milho daquele produtor que plantou soja em setembro, colheu em janeiro e imediatamente plantou milho. Portanto, é um milho que não tem uso marginal de terra; aproveita-se da mesma terra da área de soja do produtor. Logo, não é um milho que trará desmatamento atrelado a ele”, diz Daniel Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade da FS.

Potencial de produção e impacto ambiental

Combustível Feito De Milho Conquista Certificação Inédita No Brasil

Foto: Planeta Campo

A FS Fueling Sustainability, que produz mais de 2 bilhões de litros de etanol por ano, agora se posiciona como a terceira maior produtora do país. Diferente de outras empresas, que se concentram na cana-de-açúcar, a FS destaca-se pelo uso do milho de segunda safra, proporcionando uma alternativa sustentável que não compete com a produção de alimentos.

A certificação abre caminhos para a FS Fueling Sustainability explorar novas oportunidades de mercado, especialmente para a exportação. Com a certificação ISCC, a empresa cumpre requisitos internacionais para produção de etanol e óleo, fortalecendo a presença global do combustível sustentável de aviação (SAF) e contribuindo para os esforços globais de redução de emissões de gases do efeito estufa.

“O etanol que a FS produz não tem nenhum tipo de emissão de gás de efeito estufa relacionada à mudança de uso da terra. Isso é muito especial e significativo. É um atestado global, uma certificação global, de que é possível, sim, produzir etanol sem mudança de uso da terra e sem agredir o meio ambiente, finaliza Lopes.