Embrapa apresenta bioinsumos que aumentam produtividade da soja

Pesquisa realizada pela Embrapa em parceria com instituições de todo o país, demonstrou que a prática resulta em um ganho médio de 8% na produtividade nas áreas cultivadas

A Embrapa Soja, apresentou bioinsumos revolucionários voltados para o cultivo de soja e pastagens, visando aumentar a produtividade e a sustentabilidade no setor agropecuário. O pesquisador Leonardo José Motta Campos, referência no campo da pesquisa sobre plantas resistentes à seca, ministrará uma palestra sobre o assunto.

Uma das inovações destacadas pela Embrapa Soja é a técnica da coinoculação (adicionar mais de um microrganismo benéfico às plantas, visando maximizar a contribuição dos mesmo) em soja, que combina a inoculação das sementes com as bactérias fixadoras de nitrogênio Bradyrhizobium e o Azospirillum, promotor de crescimento de plantas.

De acordo com dezenas de trabalhos de pesquisa realizados em parceria com instituições de todo o país, essa prática resulta em um ganho médio de 8% na produtividade nas áreas cultivadas com soja.

Soja

Foto: Envato

Outros benefícios

Além disso, a coinoculação proporciona benefícios como aumento da área radicular, maior aproveitamento de nutrientes e maior capacidade de absorção de água pelas raízes, o que pode resultar em um incremento médio de 16% no rendimento da soja. Essa tecnologia está alinhada com a abordagem atual da agricultura, que visa maximizar a contribuição dos microrganismos benéficos para as plantas.

Outra importante inovação apresentada pela Embrapa é a inoculação multifuncional em pastagens, utilizando microrganismos com propriedades específicas. A associação de microrganismos, como o Azospirillum brasilense e o Pseudomonas fluorescens, em um inoculante para pastagens pode aumentar a produção de forragem de braquiárias em média 22%.

Além disso, essa técnica contribui para o aumento dos níveis de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) nas pastagens, em 13%, 30% e 11%, respectivamente. Com isso, os produtores rurais podem obter maior produtividade e melhorar a qualidade das pastagens, beneficiando a pecuária e a alimentação animal.

Embrapa focada na sustentabilidade

A Embrapa Soja reafirma seu compromisso em promover soluções sustentáveis e eficientes para o campo, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do setor agropecuário nacional.