Sustentabilidade no setor de alimentos é urgente para 89% dos brasileiros

Pesquisa feita pela Sodexo destaca que a mudança é impulsionada pelos próprios consumidores, que buscam cada vez mais consumir de forma consciente, priorizando marcas socialmente responsáveis

A sustentabilidade se consolidou como um pilar fundamental para o setor de alimentação, agregando valor a marcas que a priorizam e atuam com foco na agenda ESG (sigla que representa boas práticas em meio ambiente, social e governança).

Grandes empresas do ramo anunciaram metas ambiciosas em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU.

A Hershey’s, por exemplo, visa reduzir o consumo de água em 25% até 2025. Já a Coca-Cola busca tornar 100% de suas embalagens recicláveis até o mesmo ano.

A PepsiCo, por sua vez, pretende introduzir embalagens mais sustentáveis e reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global até 2030.

Consumidores impulsionam a mudança

Alimento, Sustentáveis

Foto: Pixabay

Essa mudança é impulsionada pelos próprios consumidores, que buscam cada vez mais consumir de forma consciente, priorizando marcas socialmente responsáveis e comprometidas com os valores ESG.

Uma pesquisa global da Sodexo revela que 79% da população mundial considera urgente a adoção de uma alimentação sustentável. No Brasil, essa percepção é ainda maior, com 89% das pessoas reconhecendo a urgência do tema.

Comportamento de consumo em transformação

Consumidor, Rastreabilidade

Foto: Envato

A pesquisa também aponta que os brasileiros já estão mudando seus hábitos de consumo:

  • 76% afirmam ter reduzido o desperdício de alimentos em casa;
  • 60% compram alimentos de produtores locais;
  • 49% diminuíram o consumo de alimentos processados;
  • 46% evitam o uso de embalagens plásticas;
  • 48% consomem produtos sustentáveis sempre que possível.

Startups inovam com foco no desperdício zero

A preocupação com a sustentabilidade na indústria alimentícia também impulsiona o surgimento de startups inovadoras que combatem o desperdício de alimentos.

Empresas como Frubana, Mercado Diferente, Gooxxy e Fruta Imperfeita utilizam tecnologia e logística para evitar o descarte de frutas e legumes fora dos padrões estéticos tradicionais dos mercados.

A CEO da Sodexo, Andrea Krewer, destaca a necessidade de uma mudança gradual, considerando o contexto cultural, econômico e social de cada região.

“O desafio é levar informações sobre os benefícios das proteínas vegetais, apresentando-as como alternativas saborosas, atrativas e que contribuem para a sustentabilidade do planeta”, afirma.

Por Estadão Conteúdo